Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

28/06/2012 - Cultura
Encontro reúne conselheiros de cultura
Evento promovido pelo MinC pretende discutir a implantação do Sistema Nacional de Cultura em Santa Catarina e ampliar adesão dos municípios.

foto/divulgação: Dieve Oehme

Evento vai discutir políticas públicas para a Cultura

A implantação do Sistema Nacional de Cultura é o tema central do encontro que reúne gestores e conselheiros de Cultura de vários municípios catarinenses, nesta sexta-feira (29), em Florianópolis. O 1º Encontro de Conselheiros de Cultura de Santa Catarina acontece das 9h às 17h, no auditório da Assembleia Legislativa, sob a coordenação da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(UNESCO).

O evento conta com apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Conselho de Gestores Municipais de Cultura do Estado (Congesc), e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A iniciativa pretende sensibilizar os participantes sobre a importância da adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura – SNC.

No encontro serão abordadas questões como o financiamento público com repasse fundo a fundo, além da formação dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais como instância de articulação da sociedade, junto com as conferências e fóruns, entre outros temas de interesse. Os debates pretendem contribuir para a institucionalização de políticas estruturantes para a Cultura nos municípios de Santa Catarina, garantindo a participação, o controle social, e a continuidade das ações como políticas de Estado.

Os painéis contarão com a participação de representantes da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, consultores da UNESCO para o Sistema Nacional de Cultura/MinC, Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura da FAMURS e Conselheiros Municipais de Cultura do Estado.

Serviço:



O Quê: 1º Encontro de Conselheiros Municipais de Cultura

Quando: sexta-feira (29/06) – 9h às 17h

Onde: Auditório da Assembléia Legislativa de Santa Catarina
            Rua Doutor Jorge Luz Fontes nº 310 – Centro

Programação



8h30   Credenciamento

9h        Abertura

*João Roberto Peixe – Secretário de Articulação Institucional/MinC
*Joceli de Souza – Superintendente da Fundação Catarinense de Cultura
*Margarete Moraes – Representante da Regional Sul/MinC
*Waleska De Franceschi – Superintendente Adjunta da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
*Dep. Estadual Angela Albino – Presidente da Frente Parlamentar
Catarinense em Defesa da Cultura

10h        Painel 
O Sistema Nacional de Cultura e as instâncias de articulação e pactuação com a sociedade: Conferências, Fóruns, Conselhos – Representação do MinC

12h       Intervalo


13h30   Apresentação
Diagnóstico da situação da implantação do SNC no Estado e Municípios de SC – Rea Silvia Barbosa (Consultoria UNESCO/MinC)

13h30     Painel
Conselhos de Política Cultural e o papel dos Conselheiros –
Silvestre Ferreira (Presidente Conselho Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina), Mary Garcia (Presidente do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina), Ilanil Coelho (Presidente do Conselho de Políticas Culturais de Joinvile), Marcelo Seixas (Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Florianópolis) e Jocélia A. Quadros (Conselho de Políticas Culturais de Abelardo Luz)

17h      Encerramento