Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

16/08/2012 - Cultura
Seminário discute leitura de imagens
Evento reúne pesquisadores do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e de outras instituições para discutir a leitura de imagens com foco na área pedagógica.

foto/divulgação: Jorge Cunha

Imagens transmitem informações

O Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares (NEST) promove nesta sexta-feira (17) o V Seminário Leitura de Imagens para a Educação: Múltiplas Mídias. Realizado desde 2008, o evento pretende apresentar possibilidades diversas para utilização da leitura de imagem como tema de pesquisa. As atividades acontecem das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, no auditório da Fundação Cultural Badesc, no Centro. 

O Seminário Leitura de Imagem para a Educação pretende divulgar trabalhos produzidos no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e em outras instituições. A iniciativa visa compartilhar experiências com a comunidade da Arte, do Design e do Ensino de Arte, estabelecendo um diálogo em torno delas. “A leitura de imagens é um dos eixos dos Parâmetros Curriculares – Arte, e é importante discutir a temática com o enfoque no ensino” diz Sandra Nunes, mestre em Artes Visuais pela Udesc, que atua na Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e é coordenadora executiva do evento.

Um dos objetivos do seminário é fazer com que os professores de Arte e demais profissionais da área dialoguem sobre as questões que envolvem a imagem, não apenas de objetos artísticos, como telas desenhos e esculturas, mas também vídeos, peças teatrais, músicas, textos e propagandas.

Para Sandra Ramalho e Oliveira, coordenadora geral do Seminário, o evento possibilita troca de experiências. “Se de um lado a Udesc apresenta e oferece à discussão dos professores e demais interessados os trabalhos produzidos dentro de seus muros, entendidos como propostas pedagógicas, de outro lado a experiência presta-se para estimular os estudantes universitários para ler, refletir, escrever e apresentar seus trabalhos originais, o que consiste em uma das dimensões do preparo para a vida acadêmica e as atividades científicas no campo da arte e do seu ensino” ressalta a professora.

Com quatro edições organizadas pelo Grupo de Pesquisa Arte e Educação, extinto recentemente, o V Seminário está sob a responsabilidade do NEST – Núcleo de Estudos Semióticos e Transdiciplinares – criado no início de 2012. Além da mudança na coordenação, outra novidade é a participação aberta a pesquisadores de todo o país. A programação completa do evento está disponível no site da Udesc (http://www.ceart.udesc.br).


V Seminário Leitura de Imagens para a Educação: Múltiplas Mídias


Quando: sexta-feira (17/08) - 9h às 12h e das 13h30 às 18h

Onde: auditório da Fundação Cultural Badesc
            Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis/SC

Quanto: gratuito



Fonte: informações do Ceart/Udesc


galeria de imagens