Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

28/09/2012 - Cultura
Festival Isnard Azevedo homenageia ator
Evento encerra com apresentação do espetáculo R&J de Shakespeare - Juventude Interrompida (Rio de Janeiro/RJ)

foto/divulgação: Divulgação/ Site Casa do Teatro Armação

Édio Nunes

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) entrega neste sábado (29/09) o Troféu Isnard Azevedo ao ator Édio Nunes, em reconhecimento à contribuição dada ao teatro catarinense. A solenidade encerra a programação do 19º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, no Teatro Governador Pedro Ivo, às 20h, juntamente com a apresentação do espetáculo “R&J Shakespeare – Juventude Interrompida”, apresentado pela Sevenx Produções Artísticas (Rio de Janeiro/RJ).

 

A homenagem ao veterano ator catarinense marca também os 50 anos de carreira do integrante e fundador do Armação, um dos grupos teatrais mais antigos em atuação no País. Esta é sexta vez que o troféu Isnard Azevedo é concedido a uma personalidade do meio teatral em Florianópolis. Já foram homenageados a professora Vera Collaço, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (2007), o iluminador Carlos Falcão (2008), a atriz Zeula Soares (2009), o ator e professor da Udesc, José Ronaldo Faleiro (2010), e o ator e dramaturgo Antônio Cunha (2011).

 

Do futebol para o teatro

 

Nascido em Florianópolis, Édio Nunes de Sousa foi um talentoso jogador de futebol, com passagens por times como o Juventus e o Palmeiras, e participação em campeonatos estaduais e brasileiros na década de 1970. Mas, uma fratura no braço e uma lesão no joelho tiraram dos campos, aos 21 anos, a jovem promessa do futebol de salão de Santa Catarina. Se o esporte catarinense perdeu um atleta, a cultura pode festejar em 2012 o cinquentenário de carreira de um de seus mais respeitados atores.

 

A aproximação com o universo das artes iniciou por acaso, aos 18 anos, a partir do convite de colegas do curso de Direito, da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1962, mesmo ano em que entrava na faculdade. Embora desconfiado, Édio aceitou assistir a um ensaio no antigo TUSC (Teatro Universitário de Santa Catarina) e, a partir dali, não largou mais o palco.

 

A primeira participação teatral ocorreu com a peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, no TUSC, onde interpretava um cangaceiro, com direção de Odília Carreirão Ortiga. Com a mesma diretora, encenou também “O Santo Inquérito”. Ao longo de cinco décadas, participou de mais de 50 espetáculos e outras 40 produções audiovisuais, além de fazer diversas participações em rádio e televisão.

 

Com passagem pelos grupos de teatro do Sesc, Sesi, Clube 6 de Janeiro, O Dromedário Loquaz e Grupo A, Édio Nunes estabeleceu-se no Grupo Armação, coletivo teatral que ajudou a fundar em 1972 e ao qual está vinculado até hoje. Em 1982, o grupo passou a ocupar um prédio histórico, na Praça 15 de Novembro, onde estreou o espetáculo "Zumbi", de Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal e Edú Lobo, com direção de Oraci Gemba, que foi o espetáculo com maior público obtido pelo Grupo Armação (1982) e “Os Órfãos de Jânio”, de Millôr Fernandes, com direção do cenógrafo e arquiteto Paulo Rocha (1988/1989 e 1990).

 

Entre as peças que marcaram sua carreira artística, Édio Nunes destaca ainda "Ana de Jesus - Auto das Cartas", direção e texto de Augusto Sousa, peça encenada com o Grupo Cena 11 (1995); "Sim, Eu Sei", de Fábio Brüggemann, direção de Nando Moraes e participação da atriz Berna Sant'Anna (1992); e "Contestado - A Guerra do Dragão de Fogo contra o Exército Encantado", direção e texto de Antônio Cunha – espetáculo concebido para marcar os 30 anos de criação do Grupo Armação (2003).

 

Grupo Armação

 

Criado em 1972, o Grupo Armação estreou em Joaçaba, com o espetáculo “Contestado”, do autor catarinense Romário Borelli, tendo na direção geral Augusto Sousa. O nome do grupo foi originado a partir da ideia de carpintaria teatral e de um balneário turístico de Florianópolis.

Desde então, o Armação tem mantido atividades ininterruptas, somando cerca de 70 espetáculos de autores da dramaturgia internacional e nacional, dedicando atenção especial à produção teatral catarinense. O grupo circulou por diversos estados e participou de inúmeros festivais, apresentando-se tanto em espaços tradicionais quanto em palcos alternativos, instalados em escolas, ginásios, bares e até em carroceria de caminhões.

 

Atualmente, a Companhia administra o próprio espaço, a Casa do Teatro, situada no centro histórico, transformada em um teatro de bolso desde 1986. O grupo tem entre os integrantes nomes de destaque na cena teatral, tais como Waldir Brazil, José Carlos Ramos, Ademir Rosa, Sandra Ouriques, Chico de Nez, Antônio Cunha e Zeula Soares, além de outros artistas.

 

Em comemoração aos 40 anos, completados em 2012, o grupo Armação, um dos mais antigos em atuação no País, apresenta ao público o espetáculo “Ao Vivo e Em Cores”, inspirado e adaptado a partir das crônicas do jornalista e cronista Sérgio da Costa Ramos. O espetáculo fez parte da programação do 19º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo.

 

Serviço: 19º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo / ENCERRAMENTO

 

Quando: sábado (29/09) – 20h

             Espetáculo convidado “R&J de Shakespeare Juventude Interrompida”, da Sevenx Produções Artísticas (Rio de Janeiro/RJ)

             Teatro Governador Pedro Ivo

              Rodovia SC 401 – Km 5 / Saco Grande

              (48) 3233-0170

 

 Quanto: gratuito

 

**Com informações do site do Grupo Armação