Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

03/10/2012 - Cultura
Orquestra Escola realiza Concerto de Primavera
Concerto público nos jardins do Palácio Cruz e Sousa, às 17h de hoje, será uma saudação musical ao início da estação das flores

foto/divulgação: Dieve Oehme

Projeto musical reúne crianças e adultos

Daqui a pouco, alunos e professores da Orquestra Escola Municipal, gerida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), realizam o Concerto de Primavera nos jardins do Palácio Cruz e Sousa. A apresentação pública e gratuita para saudar a estação das flores contará com cerca de 150 músicos, entre crianças a partir de 3 anos, adolescentes, adultos e idosos que participam do projeto musical.  O evento acontece às 17h

 

Sob a regência do maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira, os alunos vão mostrar o que aprenderam ao longo do ano nas oficinas de música ministradas no projeto. O repertório inclui composições folclóricas e obras de Mozart, Beethoven, Merle Isaac, entre outros compositores. Também será apresentado o “Rancho de Amor à Ilha”, hino oficial de Florianópolis, de autoria do poeta Claudio Alvim Barbosa.

 

As oficinas da Orquestra Escola são realizadas na Escola Básica Silveira de Souza, abrangendo cerca de 200 alunos. O projeto conta ainda com um núcleo funcionando no Centro Cultural do Balneário dos Açores, no Pântano do Sul, onde são atendidas mais 50 crianças de 5 a 12 anos residentes na comunidade e região.

 

Afinada com a cidadania

 

Com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), o projeto Orquestra Escola iniciou as atividades em novembro de 2006. Contando com apoio da Associação Cultural Vieira, a iniciativa abrange todas as faixas etárias, com aulas em diferentes modalidades e, para quem não possui instrumento musical, o material é cedido sem custo durante o processo de aprendizado.

 

Realizado gratuitamente, o projeto contempla o ensino programado da música utilizando metodologias e técnicas especiais, aplicadas em aulas coletivas com pequenos e grandes grupos, estudos individuais orientados, ensaios de naipes e de orquestra, apresentações didáticas e concertos públicos. Também são realizados viagens e intercâmbios culturais dentro e fora do município, inclusive com outros países da América do Sul, como o Chile.

 

Além de revelar talentos e desenvolver habilidades, a Orquestra Escola promove a inclusão social de crianças e jovens estudantes de diversas comunidades, contribuindo para a plena cidadania. Os estudantes que conseguem atingir uma melhor preparação ingressam na Orquestra Sinfônica Juvenil e, posteriormente, na própria Orquestra Sinfônica de Florianópolis. Outros seguem carreira profissional na área.