Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/10/2012 - Cultura
Dia da Rendeira é comemorado com agenda cultural no Centro
Palestra e abraço simbólico integram programação do evento promovido pela Fundação Franklin Cascaes e Casa dos Açores

foto/divulgação: Mauro Vaz

Renda de bilro é tradição em Florianópolis

Artesãs ligadas aos projetos do Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis participam nesta terça-feira (23/10) de atividades culturais em comemoração alusiva ao Dia Municipal da Rendeira. A programação inicia às 14h, com mostra de renda de bilro, no Largo da Alfândega, onde haverá um abraço simbólico ao monumento das rendeiras e apresentação musical da Banda Filarmônica Comercial, entre outras atividades. A promoção é da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) em parceria com a Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

 

Em caso de chuva, a programação ocorrerá integralmente no Forte de Santa Bárbara, sede da Fundação Franklin Cascaes, no Centro. No local, às 15h30, será realizada palestra sobre a “Aplicação da renda de bilro na moda”, ministrada pela consultora Fernanda Beatriz Almeida, do Sebrae/SC, com foco na economia criativa. Haverá também exposição de produtos feitos pelas rendeiras e apresentação de vídeo sobre esta tradição cultural introduzida em Florianópolis pelos imigrantes açorianos, no século 18.

 

Criado em 2011, o Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, também conhecido como Casarão das Rendeiras, situa-se na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, em um imóvel histórico que integra o Centro Cultural Bento Silvério, administrado pela Fundação Franklin Cascaes. No espaço são realizadas exposições, palestras, cursos e oficinas permanentes para repasse de saberes tradicionais, ministradas por rendeiras da região. O imóvel dispõe ainda de biblioteca, com acervo de fotos, vídeos e folhetos, entre outros materiais, além de mostra permanente de produtos de referência cultural.

 

Onde há rede, há renda

 

O Dia Municipal da Rendeira é celebrado oficialmente em 21 de outubro, data que marca a partida dos primeiros imigrantes açorianos, saindo da Ilha Terceira rumo ao Brasil, neste dia em 1747, e chegando ao destino em 6 de janeiro de 1748.  Em homenagem a esses antepassados e suas tradições a Lei nº 8030/2009 instituiu a data como Dia Municipal da Rendeira, atendendo à proposição do vereador Edinon Manoel da Rosa (PMDB), o Dinho.

 

Os açorianos introduziram na cultura local a atividade artesanal da renda de bilro, usada para enfeitar trajes e alfaias da igreja, e ornamentar toalhas, cortinas, lençóis e vestuário da nobreza. A tradição familiar foi passada de mãe para filha e ainda hoje é mantida nas comunidades pesqueiras do município. Para sobreviver naqueles tempos, os homens passavam longos períodos na atividade pesqueira em alto-mar, enquanto as mulheres ocupavam o tempo livre tecendo fios em almofadas de bilro.

 

As peças produzidas eram vendidas no mercado da cidade ou trocadas por produtos de necessidade básica para reforçar o orçamento familiar, numa tradição cultural passada de geração a geração, e que originou o ditado popular “onde há rede, há renda”. Entre as rendas de bilro mais conhecidas, feitas em Florianópolis, estão a “Maria Morena” e a “Tramoia”, ou renda de sete pares, considerada um produto tipicamente catarinense.

 

Para preservar a atividade e promover a troca de conhecimento entre as rendeiras, a Fundação Franklin Cascaes mantém um núcleo de oficinas de renda no Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, e incentivou a criação de núcleos de produção no norte e sul da Ilha (Sambaqui e Ribeirão), além de promover oficinas em diversas comunidades de Florianópolis.

 

Serviço:

 

O Quê: Homenagem às Rendeiras de Florianópolis

             (alusiva ao Dia Municipal da Rendeira)

 

Quando: terça-feira (23/10)

 

Onde: 14h – Largo da Alfândega (Centro)

            Mostra demonstrativa de renda de bilro

            Abraço simbólico ao Monumento das Rendeiras

            Apresentação musical da Banda Filarmônica Comercial

           OBS: Em caso de chuva será transferido para o Forte Santa Bárbara

 

            15h30 – Forte de Santa Bárbara (Centro)

           Palestra “Aplicação da renda de bilro na moda” – Economia Criativa

  Exposição de produtos produzidos pelas rendeiras

 

Quanto: gratuito