Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

24/10/2012 - Cultura
Zuvaldo Ribeiro faz show no Teatro da UBRO
Evento, com entrada gratuita, vai mostrar sucessos do compositor que marcaram a cena musical em Florianópolis nas décadas de 1970 e 1980

foto/divulgação: Dieve Oehme

Zuvaldo Ribeiro

Um grupo de músicos de Florianópolis sobe ao palco do Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO) nesta quarta-feira (24/10), às 20h, para reviver sucessos que marcaram a vida cultural na cidade, nas décadas de 1970 e 1980, criados por Zuvaldo Ribeiro. No show “Apenas Doce”, o músico e compositor catarinense vai dividir o palco com Laura Giani, Ivonita de Concílio, Banda Os Santos e o Coral Nós e Vozes. O evento é promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com entrada gratuita.

 

No show, Zuvaldo vai mostrar sucessos que marcaram a carreira musical, ao lado de alguns dos intérpretes de suas composições. A produção é de Márcio Tonelli, com apoio do estúdio Pimenta do Reino. Além de ser uma homenagem ao compositor, a iniciativa pretende sensibilizar incentivadores culturais visando à gravação de um CD autoral, que fará parte de um projeto maior para recuperar e preservar a memória musical de Florianópolis.

 

Zuvaldo Ribeiro faz parte de uma geração de artistas que ajudou a enriquecer e consolidar o panorama musical catarinense, influenciando o surgimento de novos talentos na cidade. Com um vasto repertório, que passeia por diferentes estilos musicais tais como samba, fado, bolero, reggae e rock, possui um acervo com mais de 50 composições, algumas gravadas por intérpretes locais.

 

Nascido em uma família de músicos, em Florianópolis, na década de 1950, Zuvaldo aprendeu a tocar violão na adolescência com os alunos do avô, que era professor de música. A convivência nesse ambiente de sonoridades influenciou na carreira profissional, iniciada na década de 1970. Nos anos 1980, junto com os músicos Clodoaldo Correia (baixo), Orlando Santos (guitarra), Ringo (bateria) formou a banda “Grandes Pássaros”. Interpretando canções autorais, o grupo tornou-se uma das referências musicais da cidade.

 

Com o sucesso local, Zuvaldo Ribeiro partiu para novos desafios profissionais, desembarcando no Rio de Janeiro, em 1985. Na capital carioca, apresentou-se nos programas “Globo de Ouro” e na abertura do show da Banda Barão Vermelho, no badalado “Circo Voador”.

 

Apenas Doce

 

De volta a Florianópolis, o compositor catarinense investiu na carreira solo, fazendo apresentações em teatros, bares e casas noturnas, e compondo roteiros musicais para peças e programas infantis, além de participar de festivais locais. Com a composição “Apenas Doce”, venceu o I Prêmio Zininho de Música Popular, o que resultou na gravação de um disco produzido pela Fundação Franklin Cascaes.

 

No final da década de 1980, conquistou ainda o primeiro lugar no Festival da Canção de São José com a música “Som da Gente”, que se tornou trilha sonora da abertura de um programa musical editado pela Rede Brasil Sul de Comunicações. O LP “Som da Gente”, que é considerado uma antologia musical catarinense, editado e gravado pela RBS TV, contempla três composições de autoria de Zuvaldo Ribeiro (Som da Gente, Ave Ligeira e Menininha). 

 

Serviço:

O Quê: Show Apenas Doce, com Zuvaldo Ribeiro

Quando: quarta-feira (24/10) – 20h

Onde: Teatro da UBRO

           Escadaria da Rua Pedro Soares nº 15 – Centro

           (48) 3222-0529

Quanto: gratuito