Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

26/10/2012 - Cultura
Ciclo Chopin encerra com Guilherme Amaral
Série de concertos, vialbilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, será encerrada com apresentação nesta setxa-feira, às 20h30, no Teatro do CIC, com entrada franca

foto/divulgação: Alexandre Santana

Guilherme Amaral

O pianista Guilherme Amaral encerra nesta sexta-feira (26/10) o Ciclo Chopin, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa – CIC, com entrada franca. O projeto foi viabilizado pela Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contando com apoio Cultural da Unimed Grande Florianópolis. A produção cultural é de Lourcley Silvestre.

 

Na noite de encerramento, o pianista vai apresentar o Concerto número 2 opus 21 para piano e orquestra em versão para quinteto de cordas. Acompanhando Guilherme Amaral, sobem ao palco os músicos Mário Marçal Jr. (Violino), Tammy Soares (Violino), Marcos Origuella (Viola), Raphael Buratto (Cello) e Gustavo Lange Fontes (Contrabaixo). O Quinteto de cordas foi formado exclusivamente para este ciclo, com músicos de excelência, todos possuidores de atuação Nacional e Internacional. Frederic Chopin era um compositor excepcionalmente voltado para o piano, entretanto sua obra permite fácil adaptação da parte orquestral para um quinteto de cordas, recurso que foi utilizado para esta apresentação.



O Concerto número 2 Opus 21 em Fá Menor, composto em 1829 e publicado em 1836  possui três movimentos: Maestoso, Larghettto e Allegro Vivace, com duração média de 45 minutos. As questões relacionadas ao virtuosismo técnico musical também se encontram nos três movimentos, apresentando momentos líricos com melodias acompanhadas e momentos com extremas dificuldades técnicas.

 

O Ciclo integral dos Concertos para Piano e Orquestra de Frederic Chopin com versão para quinteto de cordas é inédito em Santa Catarina, foi realizado por meio do projeto cultural "Ciclo Chopin". Além de duas apresentações noturnas, foram realizados dois recitais de piano de cunho didático, voltados para crianças e jovens da rede municipal e estadual de ensino de Florianópolis, com os pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral, no Teatro da Ubro, com entrada franca.


No Programa:

Primeira Parte:

Sonata n 2 opus 36 -Sergei Rachmaninoff

Allegro agitato
Non Allegro
Allegro Molto
Segunda parte :

Concerto n 2 opus 21- Frederic  Chopin

Maestoso
Larghettto 
Allegro Vivace


Serviço:

O Quê: encerramento do Ciclo Chopin

Quando: sexta-feira (26/10) - 20h30

Onde: Teatro Ademir Rosa- CIC


Quanto: Gratuito–retirar ingresso na bilheteria (TAC, Pedro Ivo e  CIC)


Informações: Lourcley Silvestre 48-91457060 Tim  48-91397060 Vivo

PIANISTA: Guilherme Amaral
QUINTETO DE CORDAS:
Violino 1 - Tammy Soares
Violino 2- Mario Marçal Júnior
Viola- Marcos Origuella.
Violoncello- Raphael Buratto
Contrabaixo- Gustavo Langes Fontes
Produção Cultural: Lourcley Silvestre

 

Guilherme Amaral
 

 

Mestre em Música (Práticas Interpretativas - Piano), pela UDESC e Bacharel em Música - Piano pela mesma universidade,Guilherme Amaral participou de vários cursos de aperfeiçoamento durante sua carreira, tendo como professores Nehama Patkin (Austrália), Eduardo Monteiro, Fernando Lopes, Huub de Leew (Holanda), Marcelo Bratke, Eduard Shulkin (Alemanha), Cristina Ortiz e Alexander Mindoyants (Rússia), entre outros profissionais.

 

Conquistou vários títulos em competições realizadas no Brasil, entre os quais estão o primeiro lugar nos concursos Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística (PR, 2004) e Jovem Destaque, no Fórum de Cultura e Ciência da UFRJ (RJ, 2006), nas categorias Piano Solo e Duo com Piano.

 

Guilherme Amaral também participou de eventos no exterior, apresentando-se como pianista solo em 2003 e 2005, na Alemanha,  e na Turnê Européia da Camerata Florianópolis em 2005, passando pela Espanha, França e Alemanha. Participa ainda como pianista correpetidor, cravista, camerista e solista de apresentações e palestras a convite da Pró-Música de Florianópolis, da UDESC e de outras instituições.  

 

Em 2009, realizou turnê estadual pelo Funcultural em várias cidades de Santa Catarina e nos anos de 2010 e 2011, apresentou série de recitais a quatro mãos e a dois pianos com o pianista Alexandre Dietrich, viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

 


galeria de imagens