Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

04/11/2012 - Cultura
Dia Municipal da Cultura terá música na praça
Trio Gente da Terra faz apresentação musical na Praça 15 de novembro, junto com mostra demonstrativa de renda de bilro

foto/divulgação: Dieve Oehme

Gente da Terra

O Trio Gente da Terra faz uma apresentação especial na Praça 15 de Novembro, nesta segunda-feira (5), a partir das 12h, marcando as comemorações alusivas ao Dia Municipal da Cultura. Além de música regional, o público também poderá apreciar o trabalho de artesãs fazendo renda de bilro em almofadas tradicionais, junto à centenária figueira da praça central. A atividade é uma promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e Prefeitura da Capital.

 

O Dia Municipal da Cultura é celebrado em diversas cidades do Brasil, inclusive em Florianópolis, homenageando o nascimento do escritor Rui Barbosa (5 de novembro). A data foi incluída no calendário oficial do município pela Lei nº 8009/2009, atendendo a uma proposição do vereador Márcio de Souza (PT).

 

Rui Barbosa

 

Nascido na Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa foi um dos intelectuais mais brilhantes de seu tempo. Além de excelente orador, foi tradutor jurista e jornalista. Destacou-se na política como deputado, senador, ministro e candidato à Presidência da República, tendo atuado na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.

 

Como estudioso da língua portuguesa, Rui Barbosa foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, e presidente da entidade após a morte de Machado de Assis. Em 1907, representando o Brasil na II Conferência de Paz, em Haia, na Holanda, notabilizou-se pela defesa da igualdade dos Estados, atuação que lhe rendeu o apelido de “Águia de Haia”. Chegou inclusive a ser indicado para a Corte Internacional de Haia.

 

A casa onde o escritor viveu de 1895 a 1923 foi adquirida pelo governo brasileiro e, atualmente, abriga o Museu Casa de Rui Barbosa. O local conserva os móveis e objetos da família, além da biblioteca do jornalista e diversos arquivos que integram sua produção intelectual. Rui Barbosa faleceu em 1º de março de 1923, no Rio de Janeiro.

 

Serviço:

 

O Quê: Dia Municipal da Cultura com Música na Praça

 

Quando: segunda-feira (5/11) – 12h às 13h15

 

Onde: Praça 15 de Novembro – Centro

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens