Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

10/11/2012 - Cultura
Projeto divulga música em praças e escolas da cidade
Contemplado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, grupo Gente da Terra leva projeto musical a praças e escolas da Capital

foto/divulgação: Dieve Oehme

Gente da Terra

O grupo Gente da Terra faz apresentação pública neste domingo (11), às 11h, em área na Estrada Vereador Onildo Lemos (estrada do Santinho), imediações da Escola Básica Gentil Mathias da Silva, nos Ingleses. A atividade faz parte do projeto Música na Escola e na Praça, contemplado pelo Edital de Apoio às Culturas 2012, do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O evento é gratuito.

 

O projeto já visitou as escolas básicas municipais Gentil Mathias da Silva (Ingleses), Henrique Veras (Lagoa da Conceição), Almirante Carvalhal (Coqueiros), Batista Pereira (Ribeirão da Ilha) e a escola estadual Dom Jaime Câmara (Ribeirão da Ilha). O grupo Gente da Terra também se apresentou nas praças da Lagoa da Conceição, Parque de Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e na Praça 15 de Novembro, no Centro.

 

A apresentação musical nas escolas inclui palestra didática para as crianças, com abordagem sobre o processo de composição, interpretação e valorização da música de raiz, além de sorteio de alguns CDs e outros materiais do grupo. Nas praças são realizadas apresentações para divulgação da produção autoral do Gente da Terra, atingindo todas as faixas etárias.

 

Música manezinha

 

Criado em 1989, o Gente da Terra é um dos mais antigos coletivos de música regional em atividade ininterrupta em Florianópolis, e que reúne vários integrantes de uma mesma família. O grupo resgata a memória poética da cultura local, em especial os costumes e tradições locais, misturando ritmos brasileiros como xote, samba e baião à batida do boi-de-mamão. As músicas do grupo revelam um estilo próprio, focado essencialmente no cotidiano dos manezinhos da Ilha e na cultura de base açoriana.

 

Nessas duas décadas de carreira, o Gente da Terra já participou de vários eventos locais e estaduais, além de programas de rádio e televisão. Gravou três CDs (Além do Mar, Minha Ilha e Brincando de Carnaval) e está finalizando o quarto, que vai se chamar Desterro, com previsão de lançamento até dezembro.

 

Atualmente, o grupo é formado por Nilo Conceição, Nilêra (composição, arranjos, voz e violão), Amaro Manoel (produtor, arranjador, voz e backing vocal), Sandra Costa (backing vocal), Nilinho Adriano (arranjos e baixo elétrico), Cláudio Manoel, Cadinho (pandeiro), Senoel R. da Costa (percussão), Neno Moura (percussão), Rafael Luis da Costa (percussão), Eduardo Costa (bateria), Paola (acordeon), Thiago Larroyd (cavaco) e Luiz Sebastião (violão 7 e arranjos).

 

Projeto música na Escola e na Praça

 

Próximas apresentações:

 

11 de novembro (Domingo)

11h – Estrada Ver. Onildo Lemos (imediações da E.B.M Gentil Mathias)

         Ingleses

 

18 de novembro (Domingo)

 12h – Praça Hermínio Silva – Freguesia do Ribeirão da Ilha