Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

11/11/2012 - Cultura
Espetáculo de dança em áreas públicas
Projeto de dança contemporânea, financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, prevê 12 apresentações gratuitas do espetáculo Dolores em parques e praças da cidade

foto/divulgação: Divulgação / Una Cia de Dança

Espetáculo explora corpo em movimento

A Una Cia. de Dança apresenta até dia 9 de dezembro um solo de dança contemporânea em áreas públicas da cidade. O projeto Dolores foi viabilizado pelo Edital de Apoio às Culturas 2012, lançado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com recursos do Fundo Municipal de Cultura. O espetáculo será apresentado nesta terça-feira (13), às 18h, no pátio do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, na Trindade.

 

Ao todo estão previstas 12 apresentações gratuitas em parques e praças na Capital. O espetáculo iniciou a temporada de apresentações no Parque de Coqueiros (10 e 11/11) e ainda vai circular pelas comunidades da Trindade (13 e 14/11), Jardim Atlântico (22/11), Centro (29 e 30/11), Campeche (1 e 2/12) e Córrego Grande (8 e 9/12). Em caso de chuva, a programação será transferida para outra data.

 

Dolores mistura saudade, memória e humor, em um espetáculo que aborda a espacialidade e temporalidade do corpo em movimento através de sensações e emoções extrapoladas na cena cotidiana.   Lamentos e saudades se revelam através da dança – ao mesmo tempo densa, em razão da temática abordada, e descontraída, ao incluir uma expressividade que mostra a possibilidade de ironizar e rir daquilo que provoca dor.  Em movimentos que revelam uma limitação não visível do espaço, o espetáculo mescla experiência sensorial e emocional, com dissimulação.

 

Criada em 2011 por Charlene Simão, Claudinei Sevegnani e Tamara Hass, a Una. Cia de Dança dedica-se à pesquisa do corpo na cena contemporânea através da utilização de elementos da dança, do teatro e da linguagem audiovisual. Buscando na independência da imagem outras potências de composição espacial junto à cena, a Companhia utiliza esses e outros recursos para pesquisar possibilidades de encontro entre espaços e linguagens heterogêneas.

 

Dança e improvisação

 

O projeto Dolores contempla também duas oficinas gratuitas de improvisação em dança, nos dias 13 e 23 de novembro. Com 25 vagas disponíveis, as atividades destinam-se a pessoas com mais de 16 anos, com ou sem experiência em dança, artistas e profissionais da educação. As oficinas serão realizadas na sala 404, no prédio de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

O participante terá a oportunidade de entrar em contato com o processo de montagem do espetáculo, experimentando um modo de acionar estados de dança que transitam entre a sua própria memória e as informações que o cercam. As atividades oferecem ferramentas para processos criativos em dança através de exercícios de improvisação, explorando propósitos improvisacionais, memória corporal, criação instantânea, entre outros tópicos.

 

Os interessados em participar das oficinas devem enviar e-mail para unaciadedanca@gmail.com informando nome completo e telefone para contato, além de escolher uma das datas disponíveis. Para conhecer mais sobre a Una Cia. de Dança, acesse o site da Companhia (www.unaciadedanca.wix.com/br).

 

Espetáculo Dolores – EVENTO GRATUITO

 

  • 13 de novembro (terça)

          18h – em frente ao Centro de Com. e Expressão (CCE/UFSC)

 

  • 14 de novembro (quarta)

         18h – em frente ao Centro de Com. e Expressão (CCE/UFSC)

 

  • 22 de novembro (quinta)

        10h e 15h – Pça Jaques Schweidson (Av. Atlântica – Jd. Atlântico)

 

  • 29 de novembro (quinta)

        18h – Praça 15 de Novembro – Centro

 

  • 30 de novembro (sexta)

         18h – Praça 15 de Novembro – Centro

 

  • 1º de dezembro (sábado)

         18h – Av. Pequeno Príncipe (acesso à praia) – Campeche

 

  • 2 de dezembro (domingo)

         18h – Av. Pequeno Príncipe (acesso à praia) – Campeche

 

  • 8 de dezembro (sábado)

         15h – Parque Ecológico do Córrego Grande

 

  • 9 de dezembro (domingo)

        15h – Parque Ecológico do Córrego Grande

 

Oficinas de dança – EVENTO GRATUITO

 

  • 13 de novembro (terça)

         9h às 12h – Sala 404 – Artes Cênicas (CCE/UFSC)

 

  • 23 de novembro (sexta)

          14h às 17h – Sala 404 – Artes Cênicas (CCE/UFSC)

 

Inscrições e informações: unaciadedanca@gmail.com

                                      http://projetodolores.wordpress.com


galeria de imagens