Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

20/11/2012 - Cultura
Semana da Filosofia inicia hoje na Capital
Programação cultural vai até 25 de novembro com apresentações artísticas, palestras e exposições

foto/divulgação: Flyer / Nova Acrópole

Programação cultural é gratuita

 Entidades que adotam a Filosofia como ferramenta para a construção de boas práticas de cidadania e desenvolvimento humano comemoram a partir desta terça-feira (20) a VII Semana Mundial da Filosofia. Em Florianópolis, as comemorações são coordenadas pela Associação Cultural Nova Acrópole, que realiza em sua sede, na região central, uma variada programação até dia 25, das 10h às 22h, com entrada franca. O evento tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

A programação da Semana Mundial da Filosofia – edição 2012 homenageia o filósofo Platão, que dedicou a vida a estudar a relação dos seres humanos entre si e com a natureza, abordando questões como ética, educação, beleza e justiça, além de defender o conhecimento como instrumento para atingir a sabedoria, transformar o homem e sua vida. Até domingo (25), estão programadas palestras, apresentações artísticas e exposições reunindo trabalhos de origami, desenhos e fotografias.

 

Entender o mundo e a si mesmo, em contato com obras de pensadores como Aristóteles, Kant, Platão e outros mestres da filosofia, é o desafio proposto pela Associação Cultural Nova Acrópole que, entre outras atividades, oferece de forma permanente o Curso de Filosofia à Maneira Clássica. Organização internacional filosófica, cultural e social, sem fins lucrativos, a Nova Acrópole atua em 46 países com trabalhos focados no voluntariado, em projetos humanitários, educacionais e sociais (para os mais necessitados, idosos, etc.), organizados pela associação ou em colaboração com outras instituições e ONGs internacionais.

 

O Quê: VII Semana Mundial da Filosofia 

Quando: 20 a 25 de novembro - 10h às 22h

 Onde: Associação Cultural Nova Acrópole

          Rua Hermann Blumenau nº 215 – Centro

Quanto: gratuito

Informações: (48) 3324-0849

 

Programação

 

Exposição de Origami - A Arte Milenar Oriental Em Dobraduras de Papel

Exposição de Desenhos - Um Novo Olhar

Exposição de Fotografia - Florianópolis na Visão dos Filósofos à Maneira Clássica


Palestras e Apresentação Artística

 
20/11 às 20h - Espaço Musical Sonoritá.
21/11 às 20h - Platão e a Busca da Sabedoria.
22/11 às 20h - A Teoria do Conhecimento de Platão.
23/11 às 20h - A Arte do Diálogo.
24/11 às 18h - A Influência da Filosofia de Platão no Mundo.
25/11 às 18h – A Filosofia por Meio dos Mitos.