Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

23/11/2012 - Cultura
Projeto Gira Coro divulga tradição popular
Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, grupo fará apresentações na Lagoa da Conceição, Monte Cristo e Campeche

foto/divulgação: Roberto Ribeiro

Projeto foi contemplado em edital do Fundo Municipal de Cultura

O grupo Gira Coro está circulando por praças em diversos bairros da cidade, divulgando músicas e cantigas tradicionais da cultura popular. O projeto é viabilizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Regido pela maestrina e compositora Ive Luna, o coral fará apresentação pública nesta sexta-feira (23), às 19h, na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.

 

Ao todo, a iniciativa contempla sete apresentações em praças do município. O grupo já esteve na Trindade, Santo Antônio de Lisboa, Centro e Ribeirão da Ilha. Vai passar ainda pela Lagoa da Conceição (23/11), Monte Cristo (25/11) e Campeche (1º/12), encerrando o giro cultural na comunidade onde nasceu.

 

Criado em 2010, durante uma oficina de canto coral oferecida pelo Toca Ponto de Cultura à comunidade do sul da Ilha, o projeto agrega um grupo heterogêneo de moradores da região, oriundos de várias cidades do Brasil. Realizado na Biblioteca Livre do Campeche (Bilica), o Gira Coro soma 40 vozes, sob a regência da cantora e compositora Ive Luna.

 

Com figurinos e adereços próprios, o grupo realiza serenatas e apresentações em eventos comunitários, divulgando canções da tradição oral brasileira. Nas vozes do Gira Coro, e nos arranjos da maestrina acompanhados por instrumentos de percussão e cordas, sons do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil ganham uma nova roupagem. O repertório inclui cantigas e ritmos como a Ciranda, Jongo, Bumba Meu Boi, Cacuriá, Coco e cantos de trabalho.

 

Ive Luna é graduada em Educação Artística, com licenciatura plena em Música e pós-graduação em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Cursou a escola de teatro da Casa Vento Forte, em São Paulo, em 1991 e 1992, período em que também teve aulas de canto lírico e participou do Grupo Cupuaçu de Pesquisa e Danças Populares. Desde 1991 realiza também oficinas de canto e técnica vocal, além de outros trabalhos de arte-educação em projetos de escolas, universidades e prefeituras municipais.

 

Em Florianópolis, a atriz e musicista integrou o Grupo Teatro Jabuti de 1996 a 2003, atuando na direção musical, pesquisa e composição de trilhas sonoras para os espetáculos da companhia. Participa do grupo musical Cravo da Terra desde a criação em 2000. Ive Luna recebeu em 2007 o prêmio Cata-Vento da Rádio Cultura AM de São Paulo como melhor cantora do circuito nacional independente.

 

Serviço:

 

O Quê: Projeto Gira Coro

Quando: novembro e dezembro de 2012

Onde: Praças de Florianópolis

Quanto: gratuito

 

 

  • Próximas apresentações do Gira Coro

 

 

23 de novembro (sexta) – 19h

Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

 

25 de novembro (domingo) – 17h

Praça Monte Cristo – Monte Cristo

 

1º de dezembro (sábado) – 17h

Praça das Areias – Campeche


galeria de imagens