Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

09/03/2013 - Cultura
Rede de Culturas Populares promove encontro
Roda de Conversa será realizada neste domingo, das 15h às 18h, na sede da Fundação Franklin Cascaes, no Forte Santa Bárbara

foto/divulgação: Dieve Oehme

Renda de bilro é tradição em Florianópolis

Integrantes da Rede das Culturas Populares e Tradicionais promovem uma roda de conversa neste domingo (10) em Florianópolis para discussão de políticas públicas visando ao fortalecimento dessas expressões culturais e organização da sociedade civil para ações em Santa Catarina. A iniciativa é uma promoção da RCPT, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e representação catarinense do Conselho Nacional de Política Cultural, com apoio do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece das 15h às 18h, na sede da Fundação, no Forte Santa Bárbara, Centro.

 

A roda de conversa em Florianópolis faz parte de um ciclo de encontros que estão sendo realizados em todo o país. A pauta inclui discussões sobre os projetos de lei 1.786/2011(Lei Griô) e 1.176/2011 (Lei dos Mestres), criação de sistemas nacionais de Tesouros Humanos Vivos conforme diretrizes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), entre outras ações de salvaguarda do patrimônio imaterial.

 

O trabalho da rede contempla a execução direta de projetos, através da construção de parcerias com agentes públicos e privados, assim como a sugestão de políticas públicas em nível municipal, estadual e federal, além de atuação nas diferentes instâncias do poder executivo, legislativo, judiciário e no ministério público.

 

Fundada em 2007, durante a realização do II Seminário Nacional de Políticas Publicas para as Culturas Populares, realizado em Brasília, a RCPT, reúne cerca de 5mil membros no Brasil e possui coordenações regionais nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Ceará e Pará, e pretende criar núcleos em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás. Fora do país, a rede tem representação em Portugal, Argentina, Uruguai e Venezuela. 

 

Serviço:

 

O Quê: Roda de Conversa da Rede das Culturas Populares e Tradicionais

Quando: domingo (10) – 15h às 18h

Onde: Forte Santa Bárbara (sede da Fundação Franklin Cascaes)

           Rua Antônio Luz nº 260 – Centro  

Quanto: gratuito 


galeria de imagens