Gestão de Resíduos (SMMA)

15/02/2020 - Comcap
Comcap deixa Centro limpo logo depois do Berbigão
Antes das 3h de sábado, Centro da cidade já estava como antes da passagem do bloco

foto/divulgação: Divulgação Comcap

No total, 1,5 tonelada recolhida no pré-Carnaval da Hercílio Luz

Passou o Berbigão, lá vem a Comcap. Por volta das 3h da madrugada deste sábado, Centro da cidade ficou limpinho de novo.

Luciana Camargo comandou equipe de 25 pessoas que varreram as ruas, na sequência, operaram as equipes de lavação e coleta.
Diretora de Operações, Nilda de Oliveira, disse que planejamento conjunto dos departamentos de Limpeza Pública e Coleta foi executado à risca e com sucesso.

Na terça-feira, presidente da Comcap, Márcio Alves  vaiapresentar a Operação Carnaval 2020 da Comcap que, pela primeira vez terá coleta seletiva de recicláveis nas festas públicas do Centro. De forma inédita, a Comcap também vai operar com coleta seletiva nos camarotes da Passarela Nego Quirido. Durante a limpeza da passarela, informa Márcio Alves, será apresentada alegoria e marchinha da bernunça, mascote da Comcap.

 

 

Maior colaboração



Luciana trabalha na limpeza do Berbigão há nove anos e, pela sua percepção, esse foi o maior e o que os foliões mais colaboraram, evitando jogar embalagens no chão. As latas, como sempre, foram recolhidas por catadores e o vidro colocado nos pontos de entrega voluntária (PEVs). Mas nos latões azuis, para recicláveis como plástico, metal e vidro havia muito lixo misturado. Até papel higiênico, contaminando os resíduos que poderiam ser reciclados.

A orientação da Comcap é que folião use copos retornáveis e, na medida do possível, mantenha as embalagens vazias em coolers, sacolas e caixas de isopor para encaminhar à coleta seletiva da Comcap no seu domicílio.

Muito lixo na ponte

Antes que a cidade acordasse domingo (16), a Comcap já havia recolhido 1,5 tonelada de resíduos na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. Os recicláveis, quando jogados ao chão desse modo, não podem ser separados e encaminhados para a coleta seletiva.  Viram rejeito, viram lixo. Para desviar os recicláveis do aterro sanitário e encaminhá-los à indústria da reciclagem, quem consumiu o produto deveria devolver a embalagem onde a comprou ou levar para separar em sua casa.


galeria de imagens