Gestão de Resíduos (SMMA)

home >

Orgânicos

 

A compostagem artesanal, por meio da reciclagem de resíduos orgânicos, traz de volta à cidade a beleza e o equilíbrio das paisagens naturais.

A separação também facilita a destinação de recicláveis secos para a coleta seletiva.

 

O que serve para a compostagem:

Cascas de frutas e de ovos, sobras de verduras, restos de comida, borra de café ou chimarrão, filtro de café, aparas de grama, etc.

 

Como é feita:  

A compostagem propicia um ambiente favorável à ação de bactérias e fungos que iniciam a decomposição dos resíduos orgânicos. Atraídos por tanta fartura, insetos, minhocas e embuás também operam a reciclagem. O produto final é o composto orgânico, terra escura de excelente qualidade.

 

Pela caracterização dos resíduos sólidos domiciliares coletados em Florianópolis:

 

  • 35% são orgânicos (24% restos de alimentos e 11% resíduos verdes como podas, restos de jardinagem e folhas varridas na limpeza pública)
  • 43% são recicláveis secos (embalagens de plástico, papel, metal e vidro)
  • 22% são rejeitos (lixo sanitário e outros materiais que não podem ser recuperados).

 

Então, das 193 mil toneladas recolhidas por ano pela coleta convencional da Comcap, em torno de 70 mil toneladas são resíduos orgânicos que, separados na fonte geradora, poderiam ser desviadas do aterro sanitário. Seria como deixar de mandar 27 caminhões de lixo por dia de Florianópolis para o aterro em Biguaçu.

 

Ao custo de R$ 156,81 para transportar e aterrar cada tonelada desse resíduo, se o usuário do sistema de coleta adotasse as práticas de separar e reciclar o orgânico, a economia para o município poderia ser de até R$ 11 milhões ao ano, sem contar ganhos ambientais e sociais.

 

Links interessantes:

 

  • Baixe o manual para fazer compostagem com minhocas, acesse o material do projeto Minhoca na Cabeça CLICANDO AQUI

 

  • Assista vídeo sobre projeto de valorização de orgânicos em Florianópolis CLICANDO AQUI

 

  • Consulte o Manual de Compostagem Doméstica, Comunitária e Instituciona de Resíduos Orgânicos, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, Cepagro e Sesc-SC, CLICANDO AQUI

  • Faça o download do livreto Compostagem Comunitária Um guia completo sobre valorização e gestão de resíduos, CLICANDO AQUI

 

Galeria de Imagens