Gestão de Resíduos (SMMA)

home >

Coleta seletiva de verdes

Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, oferece coleta seletiva de resíduos verdes de porta em porta. O recolhimento de restos de poda, galhos, folhas e grama será feito pelo menos cinco vezes ao ano em cada região da cidade. 

 

 

CLIQUE AQUI para ver o calendário 2024 de coleta de resíduos verdes por bairro.

CLIQUE AQUI para baixar o e-book sobre a seletiva de verdes

 

Trata-se de serviço inovador que a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, passa a oferecer aos residentes.  

Os resíduos verdes processados pela Comcap são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).

A coleta de verdes remete às metas Floripa Lixo Zero 2030. Até hoje, a Comcap oferece duas modalidades regulares de coleta domiciliar: de rejeito (convencional) e de recicláveis secos (coleta seletiva). Agora passará a recolher de porta em porta também a terceira fração composta pelos resíduos orgânicos.

 

O calendário de coleta seletiva de verdes receberá apenas restos de poda. Restos de alimentos, que também são resíduos orgânicos, devem ser encaminhados para compostagem doméstica, comunitária ou nos pontos de entrega voluntária da Comcap (Ecopontos do Morro das Pedras, de Canasvieiras e do Itacorubi).