Gestão de Resíduos (SMMA)

01/06/2020 - Comcap
Triplica a eficiência da coleta seletiva na retomada do serviço durante pandemia
Foram coletadas 168 toneladas quando a média semanal em maio, em toda cidade, seria 202 toneladas

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli/Divulgação Comcap

Equipe da coleta seletiva

Na primeira semana de retomada da coleta seletiva (fase 2) em Florianópolis, a Comcap coletou 168 toneladas. Essa quantidade equivale a 83% do que seria coletado numa semana de maio em toda a cidade e com as usuais 14 equipes de coleta. O serviço foi afetado pela pandemia da Covid-19 e chegou a ser suspenso em março. Foi retomado em 28 de abril só no Centro e em 24 de maio expandido para boa parte da cidade.

 

O resultado foi elogiável, aponta o presidente da Comcap, engenheiro sanitarista Lucas Arruda. Com apenas cinco equipes de coleta, que representam 35% do efetivo total, e a substituição de um turno da coleta convencional (quarta à noite, no Centro, parte do Estreito e de Coqueiros) foi possível restabelecer a produção muito além dos 60% previstos.

 

Serviço mais eficiente

 

“A logística e dimensionamento dos roteiros foram acertados, o serviço está muito mais eficiente, estamos coletando mais com menos”, afirma Lucas. O gerente da Divisão da Coleta Seletiva, engenheiro sanitarista Bruno Vieira Luiz, explica que o desempenho das equipes foi muito acima da média, embora nesta primeira semana havia bastante resíduo acumulado.

 

O gerente aponta que a produtividade dos roteiros praticamente triplicou, se levar em conta que a coleta seletiva operou com 35% da capacidade, mais as equipes da convencional na quarta à noite, e conseguiu coletar 83% da média semanal em maio de 2019 que foi de 202 toneladas.


galeria de imagens