Gestão de Resíduos (SMMA)

14/12/2021 - Meio Ambiente
Operação Verão na coleta de resíduos começa mais cedo este ano
Coleta convencional já está sendo feita seis vezes por semana desde 15 de dezembro

foto/divulgação: Núcleo de Criação PMF

Operação Verão 2021 2022

A Prefeitura de Florianópolis informa que a coleta domiciliar de resíduos sólidos (rejeito) passa de três para seis vezes por semana durante a temporada de verão nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. A ampliação do serviço começou nesta quarta (15).

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, este ano, a Operação Verão começou 10 dias antes para melhorar o atendimento ao usuário nesse período que antecede as festas de final de ano.

 

CLIQUE AQUI para ver os roteiros de coleta na Operação Verão 2021 2022

 

A coleta seletiva se mantém nos dias marcados. Neste ano, balneários como Canasvieiras, Jurerê, Daniela, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Praia Brava e parte do Campeche contam com dois dias de coleta seletiva por semana. Um só para vidro, outro para os demais recicláveis (metal, plástico, papel e papelão). É importante que o usuário do sistema de coleta coloque rejeito (lixo misturado) em sacos escuros e recicláveis em sacos claros.

 

O vidro deve ser separado e levado até os pontos de entrega voluntária (PEVs) ou dispostos para a seletiva flex só de vidro. Condomínios, comércio e serviços são obrigados pela Lei 113/2003 a dispor o rejeito em contentores.

 

No período da temporada, também a limpeza da orla se torna diária, sob os cuidados da Secretaria de Infraestrutura. O serviço de Remoção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma) oferecerá reforço à limpeza pública com a instalação de caixas estacionárias em pontos estratégicos dos balneários.

 

E, neste verão, pela primeira vez, será mantido o serviço de remoção de volumosos nos domicílios que agora é feito por agendamento. Também será mantida a coleta seletiva de verdes.

 

Usuário deve colaborar com reciclagem

 

Antes da pandemia, observa o superintendente de Gestão de Resíduos, Ulisses Bianchini, na alta temporada a geração de resíduos chegava a aumentar até 40% em relação aos meses de baixa. Este ano, a expectativa é de grande movimentação, mas a Smma espera colaboração dos veranistas para reduzir a geração de lixo.

 

As embalagens dos produtos consumidos na orla, por exemplo, devem ser levadas de volta para casa e encaminhadas à coleta seletiva. “Para quem se preocupa com as questões do clima e a sobrevivência das espécies no planeta não faz o menor sentido deixar garrafas e latinhas na faixa de areia. Serão arrastadas pela maré. Se vai à praia com a sacola cheia, é só voltar com as embalagens vazias”, recomenda a gerente da Coleta Seletiva, Tamara Gaia.

 

Os resíduos que ficam nas lixeiras da orla não são encaminhados para reciclagem.

 

 Coleta de resíduos no Natal e Ano Novo

A coleta domiciliar de resíduos em Florianópolis será mantida praticamente normal durante as festas, com exceção da noite de véspera de Natal e do Ano Novo, quando será antecipada para a tarde.

 

NATAL

 

23 de dezembro, quinta

Coleta convencional e seletiva normais

 

24 de dezembro, sexta

Coleta convencional normal de manhã

Coleta convencional noturna antecipada para 15h

 

Coleta seletiva normal pela manhã

Coleta seletiva da noite antecipada para 15h

 

25 de dezembro, sábado

Coleta convencional e seletiva serão feitas nos roteiros de sábado, começando às 13h

 

26 de dezembro, domingo

Coleta convencional e seletiva normais.

 

 

RÉVEILLON

 

30 de dezembro, quinta

Coleta convencional e seletiva normais

 

 

31 de dezembro, sexta

Coleta convencional normal de manhã

Coleta convencional noturna antecipada para 15h

 

Coleta seletiva normal pela manhã

Coleta seletiva da noite antecipada para 15h

 

1° de janeiro, sábado

Coleta convencional e seletiva serão feitas nos roteiros de sábado, a partir das 7h

 

2 de janeiro, domingo

Coleta convencional e seletiva normais.


galeria de imagens