Gestão de Resíduos (SMMA)

20/11/2009 - Meio Ambiente
Comcap testa especialização de roteiros na coleta seletiva
Coletas especiais de papel e vidro são estudadas na Capital

A Comcap tem desenvolvido testes para especializar a coleta seletiva com  resultados muito favoráveis. Num único dia, com o caminhão compactador (que permite maior carga em relação aos baús até então usados na coleta de recicláveis) foram retiradas 15 toneladas de papelão do Centro da cidade. Com maior facilidade de transporte e de comercialização, o material imediatamente foi convertido em R$ 4 mil para as associações de triadores. Até hoje, os recicláveis vem sendo recolhidos misturados em Florianópolis, mas a Comcap estuda a implantação de roteiros segmentados de papelão no Centro e de vidro na Lagoa, por exemplo.

O exemplo foi mencionado pelo diretor de Operações da Comcap, Wilson Cancian Lopes, no programa Conversas Cruzadas da TVCom, na noite de quinta-feira (19), para demonstrar que ainda se “enterra muito dinheiro” na Grande Florianópolis.

É preciso, disse, antes de investir milhões em tecnologia como a dos incineradores, separar melhor o lixo e começar a reciclar inclusive o orgânico. O tema  movimenta a Grande Florianópolis porque Biguaçu aprovou uma lei de compensação ambiental sobre o Aterro Sanitário operado pela Proactiva Ambiental no município. O contribuinte já  paga R$ 82 pelo transporte e aterramento de cada tonelada de lixo produzida em Florianópolis.