Secretaria Municipal de Assistência Social

26/09/2014 - Social
Educadores sociais têm dia de vivência cultural
O curso foi realizado no Museu Cruz e Souza com o objetivo de aproximar os participantes da cultura

foto/divulgação: Divulgação

Educadores participam de curso

A Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação promoveram no museu Cruz e Souza, na última quarta-feira (24), um dia de formação para os educadores dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFVs) e ONGs.

O objetivo desse encontro formativo, por meio de uma política intersetorial, foi o de possibilitar aos educadores e crianças dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e ONGs um acesso mais íntimo e democrático à cultura.

No período matutino, ocorreu a oficina “Memória Lúcida em Ação”, ministrada pela artista Pauline Zenk, que está com a exposição “Memórias Lúcidas” no Museu Histórico de Santa Catarina /MHSC, com sede no Palácio Cruz e Sousa.

A oficina tentou dialogar sobre métodos de trabalho em torno do conceito de memória e historicidade, propondo formas criativas de lidar com conteúdo histórico a partir de uma fotografia.

Pauline Zenk é artista plástica e historiadora, formada pela Universidade de Kiel e pela Academia de Arte de Amesterdan. Seu trabalho geralmente lida com a investigação visual do passado e, atualmente, gira em torno do conceito de memória coletiva visual.

No período vespertino, os educadores participaram da 8ª Primavera dos Museus, onde assistiram a uma mesa-redonda sobre o tema História, Memória e Criatividade.

Esse momento foi coordenado e ministrado por Pauline Kisner (Grupo Sociedade Histórica Destherrense) e Anderson Tsukiyama (Coordenador do SCAM Grupo de Recriação Histórica e Cultural).


galeria de imagens