Secretaria Municipal de Assistência Social

11/04/2014 - Social
CRAS de Ingleses irá atender 70 mil famílias
Unidade de Assistência Social foi inaugurada nesta sexta-feira, com a presença do prefeito

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito conduz quilombola para o interior da sede inaugurada

Foi inaugurado nesta sexta-feira (11) o novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. A unidade, que antes funcionava junto ao CRAS de Canasvieiras, agora tem nova sede, com estrutura física adequada às orientações nacionais e ampliando as possibilidades de acompanhamento e acesso das famílias.

O novo CRAS irá atender cerca de 70 mil famílias da região de Ingleses, Santinho e Rio Vermelho. O espaço volta ao balneário após o fechamento em 2010, devido à falta de segurança e estrutura. O atendimento ao público começa na segunda-feira (14), das 8 às 12 e das 13 às 18 horas.

A solenidade de reabertura contou com a presença do vice-prefeito João Amin e do prefeito Cesar Souza Júnior, que destacou que o espaço foi um pedido da comunidade no projeto Prefeitura no Bairro. “A comunidade será atendida novamente através de uma reivindicação feita por ela mesmo no projeto Prefeitura no Bairro. A estrutura servirá para cumprir os direitos das pessoas, onde todos são tratados de forma igual. Vamos combater a desigualdade social com assistência e dignidade”.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Alessandro Abreu, a região é prioritária, uma vez que os indicadores apontam uma grande concentração de famílias em situação de vulnerabilidade. "Cerca de 70 mil famílias estão nesta área. Os dados mostram a dimensão do trabalho que será desempenhado pela equipe técnica, no âmbito da prevenção, de acompanhamento às famílias e da mediação com as demais políticas públicas”, disse.

O secretário informou ainda que o CRAS de Ingleses representa a conclusão de um ciclo de investimentos nos dez centros de referência do município. “Quando assumimos, em 2013, apenas quatro CRAS recebiam recursos federais, através do cofinanciamento. A gestão se comprometeu a colocar a casa em dia e conseguiu recuperar a verba para as demais unidades. Agora, vamos receber o monitoramento do Governo do Estado para receber mais recursos.”

A equipe técnica será composta pela coordenadora e assistente social Letícia Sedano Haeser e por mais duas assistentes sociais, duas psicólogas, um técnico administrativo e uma profissional responsável por cadastros dos cursos do Pronatec/Brasil Sem Miséria.

Centros de Referência


Florianópolis possui dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) distribuídos nas regiões do município, os quais vêm, desde 2013, passando por intenso processo de reordenamento.

Nos espaços, são oferecidos serviços da Proteção Social Básica, como: ações de acompanhamento familiar, desenvolvimento de ações comunitárias, visitas domiciliares, encaminhamento para benefícios socioassistenciais, busca ativa das famílias dos programas de transferência de renda e oficinas com famílias.


Além disso, oferecem serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes, jovens e idosos.