'> Secretaria Municipal de Assistência Social

Secretaria Municipal de Assistência Social

05/11/2015 - Social
Projeto trabalha o emocional dos moradores de rua
Ação da 'Caixa de Pandora' visa à superação dos usuários do Centro POP

foto/divulgação: Karla Souza/PMF

Usuários escreveram suas mágoas através de mensagens

 

A Secretaria de Assistência Social realizou, na manhã desta quinta-feira (5), mais uma etapa importante do projeto Caixa de Pandora. Os usuários e colaboradores do Centro POP queimaram uma caixa que continha mensagens de desabafo e mágoas. O objeto estava lacrado com os textos desde o início da ação. Agora, as cinzas serão usadas no plantio de uma árvore, representando a esperança e um recomeço.

Com problemas familiares, Rafael da Silva, de 45 anos, buscou ajuda no Centro POP e em seguida foi encaminhado ao Albergue Municipal. Depois de três meses no espaço, ele se prepara para voltar para casa. “Colocar no papel ajuda a se livrar do peso dos rancores guardados. Eu ficava remoendo as mágoas, agora estou aliviado. Virei a página e procuro melhorar. Estou mais preparado para lidar com a realidade”, disse Rafael. 

Renata Silva, de 42 anos, e Roni Vitor Matias dos Santos, de 34 anos, se conheceram no Centro POP há dois anos e vivem juntos desde então. Ex-dependente química, e com muitos problemas familiares, ela busca na unidade da passarela Nego Quirido a ajuda para recomeçar.

Já Roni faz artesanato e está à procura de um emprego com carteira assinada. Os dois foram acolhidos pelo Albergue e participam do projeto oferecido pela Assistência Social. “O projeto Pandora é muito bom. A gente tem que se alimentar com coisas boas, palavras boas,  sentimentos bons e não só com comida. Foi uma oportunidade de desabafar e poder confiar nas pessoas, nem sempre é assim!”, relatou Roni.

Colaboradores do Centro POP relatam grandes mudanças nos últimos quatro meses, o ambiente, que antes era hostil e inseguro, agora possui um clima de maior cooperação entre os usuários. “O ambiente era de conflito. Hoje, existe uma relação de respeito e confiança”, diz Mariana Mendes de Oliveira, educadora do Centro POP.

O que é a Caixa de Pandora

A Caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir do controle. Segundo a mitologia grega, a Caixa de Pandora continha todos os males da humanidade e também a esperança.

O projeto no Centro POP tem o objetivo de incentivar a livre expressão do usuário, através da escrita ou desenho, buscando a superação das dificuldades e a retomada dos vínculos familiares. Em um ambiente de confiança mútua entre usuários e colaboradores, é promovida a superação de barreiras emocionais e sociais propiciando um estado de recomeço.