Secretaria Municipal de Assistência Social

10/11/2016 - Social
Primeiro conselho LGBT do estado é implantado em Florianópolis
Os novos conselheiros participaram de uma cerimônia junto ao prefeito da cidade

foto/divulgação: Tiago Menezes

Conselho LGBT apresenta seus membros

A tarde da última quarta-feira (9) foi marcada por um fato de grande importância para a luta por igualdade de diretos em Santa Catarina. Foi realizada a posse dos conselheiros(as) do Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Florianópolis. Este é primeiro conselho LGBT de Santa Catarina e é resultado de longa luta pelos movimentos sociais.

O Conselho foi criado por meio da Lei Municipal nº 10.018 de 13 de maio de 2016. Mas a luta é muito mais antiga. O grupo, que trabalha pelos direitos da comunidade LGBT da cidade, encarou diversos obstáculos e lutou pela implantação do conselho desde o ano de 2008.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Florianópolis foi representada na posse pela secretaria Silvia De Luca e teve dois de seus servidores nomeados conselheiros, Cláudio Clarindo como titular e Sheila Casagrande como suplente. A Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres também foi de grande importância para essa conquista e foi representada pela coordenadora Dalva Maria Kaiser e Maria Aparecida Cabral. O Conselho LGBT é um órgão autônomo em suas decisões, porém será vinculado à Semas em questões administrativas e financeiras.


O Objetivo do conselho é criar e participar de ações de promoção dos direitos da comunidade LGBT, monitorar e avaliar as políticas públicas destinadas à comunidade, em busca da igualdade de direitos e da garantia o exercício da cidadania. O prefeito Cesar Souza Junior participou da cerimônia e parabenizou os novos conselheiros.

Guilhermina Cunha Ayres, representante da entidade Acontece: Arte e Política LGBT e agora conselheira, ressaltou a importância da luta, da insistência dos participantes e do apoio recebido. Ela ainda lembrou dos momentos em que encontrou obstáculos por conta do pensamento conservador que encontrou em algumas pessoas que não davam importância a causa. O vereador Tiago Silva também esteve presente na ocasião. Grande defensor da causa, ele parabenizou os envolvidos e afirmou que a criação do primeiro conselho LGBT do estado foi um grande avanço para esta população.  


galeria de imagens