Secretaria Municipal de Assistência Social

14/05/2010 - Social
SEMAS discute ampliação dos serviços direcionados às pessoas em situação de rua
A criação de novas oficinas profissionalizantes e uma Casa de Apoio Social para mulheres pode ser viabilizada

foto/divulgação: Cibelly Favero

Atualmente, o Serviço de Abordagem de Rua atende e encaminha pessoas em situação de rua para que órgãos competentes executem o atendimento adequado.

 

Ao perceber que este atendimento pode ser simplificado e intensificado, a SEMAS está discutindo estratégias com as demais secretarias para que este serviço passe a ser integrado. A medida responde também ao apelo de comerciantes, comunidades e cidadãos que se mostraram preocupados com a situação de rua.

 

O projeto está inserido no Plano Plurianual de Assistência Social que vigora até 2012 e prevê o trabalho em conjunto das Secretarias do Município. Neste Plano, estão previstas também a viabilização de uma Casa de Apoio Social para Mulheres, a ampliação do número de CRAS e a criação de novas oficinas de capacitação profissional.

 

“Dos que vivem nas ruas, a maioria tem problemas de saúde ou dependência química. Por isso, além dos educadores sociais que abordam estas pessoas, nosso desejo é que um profissional da saúde atue junto, podendo facilitar o diagnóstico no ato da abordagem, agilizando o atendimento”, explicou o Secretário Adjunto da SEMAS, Hélio Abreu Filho.

O objetivo é melhorar a qualidade de atendimento e ampliar a rede de serviços voltados à população de rua, para reduzir o número de pessoas que vivem nesta condição. E assim, também oferecer mais segurança aos munícipes.

 

“A maior dificuldade em atender pessoas em situação de rua é que muitas querem permanecer vivendo assim. Mas acreditamos que aumentando a oferta de programas de inclusão social podemos reduzir o número dos que preferem a rua, inserindo-os de maneira definitiva de volta às suas comunidades, famílias ou mercado de trabalho”, esclareceu Hélio Abreu Filho.

 

Uma minuta de protocolo foi encaminhada para que seja apreciada pela Secretaria de Saúde. Esta minuta passará ainda por adequações, de todas as demais secretarias. Após receber as adequações estará pronta e será entregue ao prefeito, Dário Berger.

 

“Estamos trabalhando para que o máximo de pessoas possam ser retiradas desse meio e reinseridas na sociedade, possibilitando uma melhora de vida para esta população”, concluiu o Secretário.

 

Conheça melhor os serviços direcionados às pessoas em situação de rua:

Casa de Apoio Social

NAF-Rodoviário

PROADQ

 

(Texto: Cibelly Favero)