Secretaria Municipal de Assistência Social

17/05/2010 - Social
Prevenção realiza atividades para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil
Funcionários do CREAS assistirão a documentário e palestras

foto/divulgação:

O dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é em 18 de maio e foi instituído no Brasil no ano 2000. O Programa de Prevenção do Centro de Referência Especializado em Assistência Social vai promover para seus funcionários e comunidade uma série de atividades em alusão à data.

 

Na manhã de sexta-feira, dia 14, a programação teve início com a exibição do documentário Caso Araceli Cabrera Crespo. O filme trata do fato que deu origem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil.

 

No dia 18, haverá quatro palestras para os funcionários do CREAS. Pela manhã, o tema será a Rede de Atenção Integral às Vítimas de Violência Sexual. Caroline Schweitzer de Oliveira, Enfermeira e Coordenadora da Rede de Atenção Integral às Vítimas de Violência Sexual (RAIVVS), será a primeira palestrante. Em seguida, a partir das 10h30, Alessandra Rosa Koehler, Perita do Instituto de Análise Laboratoriais (IAL) – Instituto Geral de Perícias (IGP), fará sua exposição.

 

À tarde, a partir das 14h00, a Assistente Social Simone Lolato irá falar sobre os Direitos Reprodutivos e Sexuais e o Aborto. E às 15h30, a questão em pauta é A importância da coleta da história da violência no momento do acolhimento, com palestra da Dra. Silvana Melo de Oliveira, perita médica legista do IML.

 

A equipe do CREAS vai fazer panfletagem em semáforos da cidade para distribuir material de prevenção à violência sexual infantil e juvenil.

 

No dia 20 de maio, a peça O Segredo do Cavalinho Falante, que trata sobre o segredo no abuso sexual infantil, será apresentada aos participantes do Projeto Criança Fazendo Arte pela manhã. E à tarde, às crianças da Escola Básica Padre Anchieta.