Secretaria Municipal de Assistência Social

10/09/2010 - Social
Seminário Regional da Saúde Integral da População Negra é realizado em Florianópolis
O evento é promovido pela Coppir em parceria com a Secretaria de Saúde do Município

foto/divulgação:

O evento acontece de 9 a 11 de setembro, no auditório do SEST/SENAT

Está sendo realizado em Florianópolis, de 9 a 11 de setembro, no auditório do SEST/SENAT, o  Seminário Regional da Saúde Integral da População Negra.

O evento é promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial – Coppir – em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Florianópolis.

 

Participam do evento cerca de 100 pessoas, entre gestores de saúde, secretários, representantes de entidades do movimento negro, movimentos sociais, conselhos de direitos e gestores de políticas especiais de igualdade de raça e gênero dos municípios de Florianópolis.

 

“O evento está sendo um presente para nós. Só a visibilidade que resulta, por abordar a nossa população num contexto tão importante como é a saúde, já nos deixa muito agradecidos. É o início da mudança, tudo o que precisamos”, afirmou Jorge Kibanazambi, representante da Comunidade Terreiro, de Curitiba/PR.

 

Baseado no Plano de Política Nacional da Saúde Integral da População Negra, o objetivo do evento é debater a atual situação da saúde da população negra e promover o avanço de ações neste segmento nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. A principal meta é criar, a partir deste seminário, o Comitê Técnico Regional para implementação desta política (portaria 992/09).

 

A cor da saúde; A experiência de Itajaí; Juventude negra e vulnerabilidade social; e População Negra e AIDS; foram alguns dos temas abordados no segundo dia de evento. Ao final da tarde foi discutida a criação do Comitê.

 

Robson Xavier Silva, gestor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, iniciou as atividade da tarde do dia 10 de setembro, abordando a problemática dos indicadores de saúde da população negra. “Até a década de 80 não éramos inseridos no Sistema Único de Saúde. Isso foi mudar em 1988, com a Constituição. Pouco produzimos desde então. É preciso que os gestores desenvolvam um olhar diferenciado para melhorar esta condição em todas as áreas da saúde, a começar por exemplo, pela saúde bucal”, explicou Xavier.

 

“Vim de longe, e valeu a pena. Estou muito feliz com o que estou assistindo. Tenho certeza que a partir destas discussões, teremos as diretrizes certas para iniciar o trabalho da mudança de toda a comunidade negra”, contou a representante da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras do Núcleo Rio de Janeiro.

 

O último dia do evento, 11 de setembro, ocorrerá das 9h às 12h. Uma apresentação cultural deve encerrar o Seminário.

“O que desejo é que eventos como este aconteçam com mais frequência. Só com esta visibilidade e mobilizando a população será possível melhorar a condição da saúde. Me orgulho de participar de um evento como este”, declarou Zenilda Agostinho, do Centro de Saúde do bairro Bela Vista.

 

Este foi o primeiro Seminário Regional da Saúde Integral da População Negra. E o objetivo é dar continuidade à discussão, promovendo anualmente o evento.

 

Mais informações, pelo telefone: (48) 3251-6221.