Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

26/09/2023 - Meio Ambiente
Lagoa do Peri garante pela oitava vez selo Bandeira Azul
Premiação internacional reconhece qualidade no trabalho de conservação ambiental do maior manancial de água potável de Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Selo é resultado de análise de júri nacional e internacional e vale até 2025

A praia da Lagoa do Peri, localizada dentro do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, na região sul de Florianópolis, vai receber pela oitava vez a Bandeira Azul, premiação que reconhece ações de recuperação e conservação de ambientes naturais, incluindo a qualidade da água e balneabilidade. O selo, resultado de análise de júri nacional e internacional, foi conferido pelo Instituto Ambientes em Rede, na segunda-feira, 25 de setembro, e é válido para a temporada 2023/2024. 


“Para garantir a Bandeira Azul, precisamos comprovar anualmente o cumprimento de diversos critérios que voltam-se para a qualidade da gestão do espaço. Não à toa essa é a maior premiação global nesse sentido, concedida a praias, marinas e embarcações. É com muita alegria que Florianópolis repete o feito pela oitava vez”, comemora o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.


Entre os critérios, que somam 34, estão boas condições de limpeza da praia, estrutura adequada de sanitários e equipamentos de coleta de lixo, o monitoramento de habitats sensíveis, oferta de serviços e segurança, bem como a qualidade da água e a inexistência de poluentes. 


"O manancial da Lagoa do Peri tem uma importância histórica para a cidade, atuando no equilíbrio do ecossistema daquela região e possibilitando o uso consciente de seus recursos no abastecimento. Saber que ela foi novamente agraciada com o selo Bandeira Azul é um reconhecimento de toda a dedicação da Prefeitura de Florianópolis, do trabalho de cuidado com a preservação desse espaço. Agradecemos imensamente a honra conferida pelo Instituto", enfatiza a presidente da Floram, Beatriz Kowalski.


A entrega da certificação deve ocorrer no dia 27 de outubro, em cerimônia no município de Balneário Camboriú. Já o hasteamento da bandeira na Lagoa do Peri deve ocorrer até o próximo dia 15 de dezembro, com possível inspeção antes do hasteamento.