Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

21/12/2023 - Meio Ambiente
Prefeitura de Florianópolis amplia coleta de verdes para 2024
Serviço passará a ser ofertado 12 vezes ao ano em cada bairro

foto/divulgação: Foto: Divulgação/PMF

Coleta de verdes vai acontecer 12 vezes ao ano em cada bairro

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vai ampliar a frequência da coleta de resíduos verdes em 2024, de 10 para 12 vezes ao ano em cada bairro do município. A modalidade, com caráter de entrega voluntária, segue cronograma anual pré-definido e o início será no dia 2 de janeiro, no Norte da Ilha.
  
"Essa é uma iniciativa em que contamos com a participação da população, responsável por acompanhar o calendário de coleta e preparar os materiais para a data de chegada das equipes. É uma demanda sempre presente, com um engajamento muito satisfatório em todas as regiões da cidade ", comenta o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fábio Braga.
 
O serviço, destinado ao recolhimento de restos de folhas, galhos de árvore e outros resíduos semelhantes, coletou mais de 6,3 mil toneladas em 2023, garantindo a destinação adequada e sustentável desses resíduos. Em 2024, a expectativa é de um aumento de pelo menos 26%, atingindo um marco próximo de 8 mil toneladas.
 
"Depois de coletados em cada bairro, os verdes são levados até o Centro de Valorização de Resíduos - CVR, onde são triturados e transformam-se em cepilho. De lá esse material vai parar nos jardins, canteiros centrais de avenidas, sistemas de compostagem e hortas da cidade, onde servem como adubo e ajudam a manter a umidade do solo", explica o superintendente de gestão de resíduos, Ulisses Bianchini. 
 
Para conferir todos os detalhes do calendário da coleta de verdes em 2024, basta acessar o pdf abaixo.
  

 


arquivos para download