Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

04/01/2024 - Meio Ambiente
Jardim Botânico ganha decks para contemplação da fauna e flora

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Decks integram obra de ampliação do Jardim Botânico, iniciada em 2021

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, finalizou nesta terça-feira, 02 de janeiro, a construção de dois novos decks de contemplação do ecossistema de manguezal no Jardim Botânico, localizado no bairro Itacorubi. As peças, primeiras do tipo no espaço, foram erguidas às margens da região alagável, com passarelas de acesso de 1,5 metros de largura, por 20m de comprimento, além de área de contemplação de 15m².


"Esse novo espaço é um convite para que as pessoas se aproximem ainda mais do ambiente natural, com a possibilidade de observar de perto a fauna e flora da região. Temos muitos visitantes que costumam ir até o Jardim para contemplar a diversidade de aves que passam por ali, por exemplo, que devem ser beneficiados", comenta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.


As novas estruturas integram a obra de ampliação do Jardim Botânico, iniciada em 2021, que deve mais que duplicar a área de visitação quando finalizada. Além dos decks, integram a ampliação outras novidades como o labirinto verde, meliponário e área de agroflorestas, que oferecem um novo quadro de atrações no espaço.


"Os decks foram pensados de forma sustentável para que não interfiram no ecossistema nem no processo de construção, nem no uso, que passa pela sensibilização dos visitantes. Com o zelo de todos, a estrutura vai engrandecer ainda mais o potencial do Jardim em criar elos com o meio ambiente, incentivando a preservação desses espaços", salienta a engenheira agrônoma da SMMADS e responsável pelo Jardim Botânico, Gabriela Tasso.