Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

04/01/2024 - Meio Ambiente
Estudo aponta limpeza urbana de Florianópolis como a melhor do Brasil
Posição da Capital melhorou em um ano, atingindo pontuação de 0,757 no índice da Abrema

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Capital cresceu de 0,629, em 2022, para uma pontuação de 0,757

O serviço de limpeza urbana de Florianópolis foi reconhecido como o mais bem sucedido do Brasil pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente - Abrema, em nova edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, de 2023. De acordo com a ferramenta, criada para analisar o grau de aderência dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Capital teve crescimento substancial no último ano, saindo de 0,629, em 2022, para uma pontuação de 0,757 na edição atual, assumindo a primeira colocação nacional entre os municípios com mais de 250 mil habitantes.

 

O resultado coloca a Capital em um seleto grupo de 4% dos municípios, dos mais de 3.947 avaliados, a integrar um patamar de pontuação considerada "alta". "Não restam dúvidas de que Florianópolis é hoje a cidade com a melhor estrutura de manejo de resíduos no Brasil. A cada ano aumentamos o montante desviado do aterro sanitário, graças à ampliação contínua das ações de destinação mais sustentáveis e a participação ativa das pessoas", comemora o prefeito, Topazio Neto.


Durante o levantamento, quatro dimensões foram estudadas: o engajamento da sociedade com a temática, considerando o grau de desenvolvimento econômico e a cobertura dos serviços de coleta; a capacidade de sustentar financeiramente as atividades de manejo dos resíduos; os esforços para reciclagem de materiais e a taxa de reaproveitamento; além da geração de passivo ambiental, que leva em conta a quantidade de resíduos dispostos em lixões ou aterros controlados.


"Florianópolis, embora ainda tenha desafios com os quais precisa trabalhar, é uma referência. Nenhuma outra cidade do país apresenta os resultados que conseguimos aqui. Para nós, enquanto equipe, é o momento de celebrar o que tem dado certo e aprimorar os pontos sensíveis, sempre com foco no objetivo de ser uma cidade lixo zero em um futuro próximo", salienta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.