Secretaria Municipal de Saúde

17/09/2015 - Saúde
Portal Mais Médicos destaca atuação na Capital
Programa ajudou a tornar a Atenção Primária de Florianópolis referência nacional, aliado às residências em Medicina da Família e Comunidade e Multiprofissional

foto/divulgação: Petra Mafalda

Erenia e Maikel têm atuação elogiada no Centro de Saúde Vila Aparecida

Florianópolis é a primeira capital brasileira a atingir 100% de cobertura na Estratégia em Saúde da Família. O resultado foi possível unindo a parceria do Ministério da Saúde, com a implantação do Programa Mais Médicos, e a criação do Programa de Residência Integrada em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família, pela Prefeitura de Florianópolis. O assunto é destaque no portal Mais Médicos, vinculado ao Ministério da Saúde.


Há muito tempo Florianópolis desponta como exemplo para todo o Brasil de que o SUS é necessário e que é possível mantê-lo com 100% de gestão pública, garantindo atendimento à população com qualidade e excelência. Recentemente, o município obteve mais de 90% das suas equipes de saúde da família avaliadas como acima ou muito acima da média nacional pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde.


Esses resultados se refletem em baixa taxa de internações por condições sensíveis à atenção básica (19,96%), bem abaixo da média nacional, que é de 33,22%.  Essa taxa tem sido utilizada como um dos principais instrumentos internacionais para avaliar o acesso da população e a qualidade dos serviços prestados pela atenção básica.


“Essas importantes conquistas demonstram que, ainda que sempre haja o que melhorar quando o assunto é saúde, estamos caminhando no rumo certo”, afirmou o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.


Dados


Em 2014, foram realizadas 355.857 consultas médicas nos centros de saúde de Florianópolis. Destas, 195.503 (55%) foram realizadas no mesmo dia da procura do paciente. Outras 1.755 são pré-agendamentos com programação de longo prazo, como pré-natal ou puericultura.


Das 158.599 restantes, 30% das unidades conseguem executar as consultas, na média, em até uma semana e, no geral, a rede consegue executar as consultas agendadas em até 10 dias.


Mais médicos


O município conta com 14 profissionais do Programa Mais Médicos integrando parte de suas 128 Equipes de Saúde da Família. A maioria chegou à cidade em outubro de 2013, concluindo quase dois anos de atuação na capital catarinense.  Período de um relacionamento muito feliz, em que cerca de 49 mil pessoas tiveram acesso a ummédico, o que antes estava difícil conseguir para alguns locais, mesmo em uma capital com bom Índice de Desenvolvimento Humano e tantos atrativos para se viver.


“Nossa capital, assim como tantos locais do país, também possui dificuldades de conseguir profissionais de saúde para trabalhar em periferias e áreas de difícil acesso”, afirma Igor Tavares Chaves, um dos tutores e entusiastas do programa. A chegada destes profissionais fez com que estas comunidades pudessem contar com um médico qualificado e compromissado para o enfrentamento dos problemas de saúde encontrados.


Foi o caso da Vila Aparecida, comunidade com cerca de 3 mil moradores na periferia de Florianópolis, que tinha muita dificuldade em conseguir um médico que permanecesse por mais de 3 meses trabalhando no local. Atualmente estão em atuação Maikel Rodriguez Alfonso e Erenia Triana Aguiar, casal de médicos cooperados cubanos que vem ganhado elogios daquela população totalmente dependente do SUS.


Florianópolis também investiu intensamente na qualificação da formação profissional, por meio de treinamentos, implantação de protocolos e da Carteira de Serviços em Saúde. Além disso, implantou a Residência em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde, aumentando em muito a vocação formativa da rede. Estas ações propiciaram aumento na qualidade dos atendimentos e da satisfação dos profissionais que optaram por permanecer no município.


“Esperamos que com esses investimentos continuemos avançando em fornecer o melhor atendimento 100% SUS à população”, finaliza Igor.