Secretaria Municipal de Saúde

home >

COMISSÃO DE QUALIDADE

A Comissão de Avaliação de Qualidade técnica dos Serviços de Saúde Contratualizados no âmbito do SUS do município de Florianópolis, é composta por equipe multiprofissional e multisetorial que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade técnica dos serviços de saúde contratualizados e prestados à população, verificando a adequação, legalidade e a efetividade desses serviços, contribuindo para a aperfeiçoamento do SUS e para a satisfação do usuário.

Entendemos que todos os prestadores de serviço de saúde devem executar um serviço de qualidade aos usuários e à rede de saúde, com oportunidade de qualificar seus resultados e melhorar seus processos quando necessário. A fim de facilitar a comunicação entre o solicitante e o executor e permitir o monitoramento dos serviços prestados,  a Comissão de Qualidade apresenta abaixo orientações e fluxos sobre as principais ocorrências.

 

Pedido de revisão/correção de laudo 

Resultado de exames incompatíveis com a clínica do paciente ou qualidade técnica insatisfatória

 

Quando solicitar?

Quando o profissional solicitante observou elemento no laudo que esteja em franca discordância com os antecedentes e/ou história clínica ou outros dados do paciente.

É aplicável para resultados de exames de imagens, estudo cito/ histopatológico ou clínico-laboratoriais.

 

Quem pode solicitar?

O profissional solicitante do exame com a anuência do paciente. 

 

Como solicitar?

  • Esclarecer ao usuário e solicitar sua anuência;
  • Preencher o formulário REVISÃO DE LAUDO (https://forms.gle/93dGztCVcmgYoKnb8);
  • Encaminhar o laudo que motivou o exame para o e-mail comissaodequalidadesms@gmail.com

E quando houver uma reclamação de um serviço contratualizado e não se tratar de uma questão técnica, o que pode ser feito?

Contatar Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (48) 3239-1569 ou do e-mail ouvidoria.sms@pmf.sc.gov.br.