Secretaria Municipal de Saúde

21/09/2015 - Saúde
Prefeitura entrega Centro de Saúde Jardim Atlântico
Governo do Estado assina na ocasião o convênio que marca a transferência da gestão da UPA Metropolitana

foto/divulgação: SMS

Novo prédio é pelo menos três vezes maior que o anterior

Este dia 22 de setembro marcará o início da total reformulação do atendimento em saúde da população do Continente. O Centro de Saúde Jardim Atlântico será inaugurado, a partir das 10 horas, em cerimônia que também marcará a assinatura do convênio transferindo a gestão da UPA Metropolitana para o Governo do Estado. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Saúde informará a data de abertura da unidade.


O Centro de Saúde Jardim Atlântico, que atende a uma população de quase seis mil pessoas, terá oito consultórios, quatro salas de odontologia, além das salas de vacinação, procedimentos de enfermagem, nebulização e farmácia, em uma área de 822,2 metros quadrados. A entrega desta obra, de R$ 1,2 milhão, faz parte da reformulação da assistência à saúde no Continente. A unidade nova, mais moderna, projetada nos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde, substitui o prédio atual, construído há 26 anos, com 144,88 metros quadrados.


Inicialmente, o centro de saúde receberá duas equipes de saúde da família e também funcionará como unidade-escola. Suas salas serão utilizadas pelas equipes de residência da Prefeitura e para formação universitária. Enquanto isso, a Diretoria de Atenção Primária do Município inicia a reterritorialização do atendimento à população do Distrito Continente.


“Nosso trabalho tem sido incessante no sentido de melhorar as estruturas dos centros de saúde mais antigos, a fim de proporcionar mais conforto e qualidade ao usuário do SUS em Florianópolis", informou o secretário Daniel Moutinho Junior. As mudanças na área serão possíveis devido à entrega das obras executadas na região, como a total reestruturação dos centros de saúde Capoeiras, Balneário e Sapé, a construção da UPA Metropolitana e das unidades Novo Continente e Jardim Atlântico.


No Continente, também está prevista a reforma e ampliação do Centro de Saúde Abraão, a construção do CAPS III 24 Horas e de duas unidades de acolhimento para os pacientes de Atenção Psicossocial – uma para crianças e adolescentes e outra para mulheres. O investimento total na região já ultrapassou os R$ 5 milhões, com verbas dos governos federal e municipal.