Secretaria Municipal de Saúde

20/10/2015 - Saúde
Seminário discute parcerias e transparência
Florianópolis deverá ser modelo na criação de processos de interoperabilidade dos sistemas de informação em saúde

foto/divulgação: SMS

Grande Florianópolis iniciará integração dos sistemas de informação em saúde

“Uma iniciativa vanguardista do município de Florianópolis, que sempre sai na frente na implementação de políticas públicas na área de saúde no País.” Foi com essa frase que a promotora de Justiça Sônia Maria Piardi abriu o Seminário de Interoperabilidade e Regulação: Parcerias que fortalecem a rede de saúde na região da Grande Florianópolis, promovido pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (20).


Evento reuniu Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, órgãos reguladores, Ministério Público Federal e Estadual para discutir e encontrar soluções em busca de transparência nos processos de regulação de Média e Alta Complexidade, integração entre os municípios catarinenses e garantia de acesso aos serviços de saúde.


“Queremos fazer com que a saúde da região metropolitana seja um exemplo de integração para todo o Estado, garantindo que haja transparência e que todos tenham acesso aos serviços de saúde de Média e Alta Complexidade com equidade”, disse o secretário de Saúde Daniel Moutinho Junior.


Para o coordenador Nacional de Regulação do Departamento de Regulação do Ministério da Saúde, João Marcelo Barreto Silva, o encontro ocorre em momento oportuno porque as normativas dos processos de regulação estão revisão. “O desafio é criar mecanismos para que a regulação seja viabilizada, o que não acontece com as normativas atuais”, afirmou.


Segundo ele, a integração dos sistemas de informação de saúde, como a Secretaria de Saúde de Florianópolis propõe para a região, tem um papel fundamental para que se alcance a transparência desejada e necessária para que a regulação funcione. Na ocasião, ele se comprometeu a fazer parceria com o Município para a criação da interoperabilidade dos prontuários eletrônicos, que servirá de modelo para o DataSUS.