Secretaria Municipal de Saúde

05/12/2012 - Saúde
Secretaria da Saúde de Florianópolis realiza a 1ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde
52 Boas Práticas desenvolvidas na SMS de Florianópolis foram reconhecidas e a Vencedora do Prêmio foia “Nova dinâmica para realização de exames preventivos contra o câncer de mama e câncer de colo de útero do CS Itacorubi”.

foto/divulgação: SMS

Foto do evento

A Secretaria Municipal de Saúde com o Apoio Institucional do Ministério Público da União/33ª Promotoria de Justiça da Capital realizou, ontem, 04 de dezembro de 2012, a 1ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde - Caminhos para uma transição governamental adequada, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

A vencedora do Prêmio foi a Boa Prática “Nova Dinâmica para Realização de Exames Preventivos contra o Câncer de Colo de Útero”, de   Luciana Cristina dos Santos Maus, Evelise Ribeiro Gonçalves, Cléia Maria dos Santos, Simone Antunes Macedo e Paulo Bittencourt.

A Premiação de Boas Práticas visou reconhecer publicamente às equipes e/ou indivíduos, que estão trabalhando em benefício do cidadão de Florianópolis.

Foram compartilhados informações e conhecimento e evidenciado as “Boas Práticas”, possibilitando que progressivamente a saúde pública em Florianópolis seja vista como modelo de excelência em saúde.

10 Boas Práticas foram apresentadas oralmente e as demais Boas Práticas foram apresentadas em forma de pôsteres.

Essa foi 1ª edição do Prêmio na Secretaria de Saúde de Florianópolis. A ideia é que essa premiação seja realizada anualmente, a exemplo de Portugal que já está na 6ª Edição. A cada edição do prêmio haverá um tema. O tema deste ano é Caminhos para uma transição governamental adequada.

Essa 1ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde - Caminhos para uma transição governamental adequada tem como objetivos promover melhoria da qualidade na Secretaria Municipal de Saúde e manter as boas práticas durante e após a transição governamental.

As práticas em saúde foram escritas pelos profissionais da SMS. Ao todo, 83 trabalhos foram enviados, dos quais 52 foram selecionados como Boas Práticas. Esta seleção se deu após criteriosa avaliação de representantes das seguintes entidades, em parceria com especialistas em saúde:

 

  •  Ministério Público de Santa Catarina;
  •  Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina;
  •  Controladoria Regional da União no Estado de Santa Catarina;
  •  Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina;
  •  Departamento de Graduação em Administração Pública da UDESC;
  •  Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Santa Catarina;
  •  Gerência do Planejamento do SUS - SES de Santa Catarina;
  •  Comissão de Saúde - Câmara Municipal de Vereadores Florianópolis;
  •  Conselho Municipal de Saúde;
  •  Secretaria Executiva de Controle Interno e Ouvidoria;
  •  Instituto Comunitário Grande Florianópolis - Icom Floripa Te Quero Bem;
  •  Comissão de Moralidade Pública - OAB - Santa Catarina.

 

As instituições parceiras assinaram, em ato solene, a Carta de Compromisso e Acompanhamento das Boas Práticas em Saúde.

O evento contou com a presença do prefeito Dário Elias Berger e de outras autoridades.


galeria de imagens