Secretaria Municipal de Saúde

05/12/2012 - Saúde
Secretaria Municipal de Saúde presente em encontro estadual
A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis participou do ENCONTRO ESTADUAL NASF SANTA CATARINA - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA promovido pela Secretaria de Estado da Saúde.

foto/divulgação: Evento NASF

Evento NASF

Neste encontro participaram os secretários municipais de saúde e os técnicos das secretarias municipais que atuam nos NASF, aproximadamente 700 profissionais do Estado. O Secretário Clécio Espezim afirma que este encontro foi de suma importância para o aprimoramento dos NASF, tendo em vista que Florianópolis é referência nacional neste trabalho.

SOBRE OS NASF EM FLORIANÓPOLIS

  • Os NASF – Núcleos de Apoio à Saúde da Família – são equipes multiprofissionais que trabalham no âmbito da Atenção Primária, oferecendo apoio as Equipes de Saúde da Família na forma de atendimentos especializados, atividades conjuntas e educação permanente.
  • Foram criados com o objetivo de fortalecer aspectos centrais da atenção primária: (i) Resolubilidade; (ii) Abrangência de ações, (ii)Continuidade e coordenação da atenção.
  • Em Florianópolis estão implantados desde 2009, sendo que em 2010 foi publicada a primeira Instrução Normativa organizando suas ações. O município já tem experiência com a forma de trabalho do NASF, o apoio matricial, desde 2006, quando foi implantada a experiência pioneira do Matriciamento em Saúde Mental.
  • Iniciamos com sete equipes NASF, e estamos finalizando a expansão para 12 NASF, o que nos da uma cobertura de uma equipe NASF para menos de 10 equipes de Saúde da Família, proporção adequada para realizar um bom trabalho de apoio.
  • Casa NASF conta com um conjunto de profissionais escolhidos entre as seguintes categorias: Farmacêutico, Profissional de Educação Física, Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo, Psiquiatra, Pediatra, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo.
  • O NASF de Florianópolis enfrenta as mesmas dificuldades que qualquer outro município com relação à adaptação dos profissionais para o trabalho novo e desafiador, muitas vezes lidando com problemas que ultrapassam a capacidade de resposta da saúde. Apesar disso, se firmou como referencia nacional, como pode ser visto nas seguintes conquistas:

- Trabalho sobre matriciamento em saúde mental premiado na III Mostra Nacional de Saúde da Família;

- Participação nas Oficinas de Qualificação dos NASF para a Redução da Mortalidade Infantil, nas regiões Norte e Nordeste, em 2009-2010;

- Participação na elaboração do primeiro Caderno de Atenção Básica de Diretrizes do NASF do Ministério da Saúde.

- Elaboração do capitulo sobre Apoio Matricial do Tratado de Medicina de Família e Comunidade com base na experiência local;

- Apresentações e oficinas sobre a experiência municipal realizadas em congressos nacionais ( Medicina de Família, Psiquiatria) e internacionais ( Saúde Mental na Atenção Primária/Espanha)

- Convite à participação de técnicos da SMS na elaboração do próximo Caderno de Atenção Básica sobre o NASF e na elaboração da AMAQ-NASF – instrumento de auto avaliação do NASF que fará parte da PMAQ;

- Visitas de equipe da SMS de vários municípios para conhecer o trabalho do NASF: Tubarão, Criciúma, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador etc.


galeria de imagens