FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

home >

Programas e Projetos

PROGRAMAS

 

PRA - PROGRAMA ROTEIROS DO AMBIENTE – TRILHAS E CAMINHOS DA ILHA DE SANTA CATARINA

 

O Programa Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina (PRA) é uma parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e entidades da sociedade civil organizada - Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), Instituto de Estudos Ambientais Trilheiros de Atitude (IEATA) e Associação Coletivo UC da Ilha, formalizado através da Portaria 003/FLORAM/2015/

 

Este é um programa que visa a realizar o manejo da vegetação e do solo ao longo do trajeto de trilhas e caminhos, promovendo assim sua conservação, com o objetivo de oferecer s segurança aos usuários do local e, ao mesmo tempo, conservar a paisagem, colocando em harmonia os elementos naturais e histórico-culturais, sobretudo em Unidades de Conservação e Caminhos tombados no município de Florianópolis.  No momento são 21 trilhas/caminhos manejados pelo PRA.  

 

PRADUC - REABILITAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 

Este programa envolve diversos projetos de recomposição da cobertura vegetal e reabilitação ambiental em áreas degradadas e matas ciliares nos limites das Unidades de Conservação, bem como em áreas de demolição e retirada de edificações quando o município configura como réu em processos judiciais, sendo que nessas áreas, a recuperação é uma exigência para a conclusão dos mesmos.

 

Também faz parte deste Programa o plantio de mudas nativas em substituição a plantas exóticas invasoras, introduzidas nas Unidades de Conservação e seu entorno, cuja retirada é incentivada pelo Departamento e em cumprimento à legislação municipal em vigor(Lei Municipal nº 9.097 de 2012, e o Decreto Municipal nº 18.495, de 2018). 

 

Para a execução destes plantios, são utilizadas principalmente mudas produzidas no “Viveiro de Mudas de Plantas Nativas da Mata Atlântica” do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri e, secundariamente, mudas doadas ou recebidas  pelo  DEPUC/FLORAM por compensação de dano ambiental e/ou de projetos de captura de gás carbônico da atmosfera, feitos por iniciativa privada.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UC MUNICIPAIS

 

O programa de “Educação ambiental” tem como objetivo fazer a recepção, atendimento e informação aos visitantes. Além disso, realiza  a elaboração de material educativo (folders e cartilhas), a produção de material audiovisual adequado para uso em atividades pedagógicas monitoradas,  Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri - MONA Peri, bem como organiza a  programação visual para o interior da sede  MONA Peri, onde são expostos materiais fotográficos, cartográficos,  textos informativos, além de cartazes informativos e didáticos  sobre as UCs do Município, abordando  localização, características físicas, bióticas e socioculturais da área e seu entorno.

 

Além do material pedagógico desenvolvido e disponibilizado, o DEPUC realiza atendimento a unidades educativas e demais grupos interessados mediante agendamento prévio durante o ano todo no MONA Peri, e de acordo com a demanda  na Base de Educação Ambiental da Lagoa Pequena, e no Parque Natural Municipal do Morro da Cruz. Para todos é necessário agendamento prévio através do telefone (48) 3237-5660 ou diretamente do e-mail eadepuc@gmail.com.

 

Da mesma forma, o DEPUC tem proferido palestras e participado de workshops, quando convidado, em cursos especiais de formação e aperfeiçoamento profissional de professores, alunos de cursos técnicos e outros.

 

 

PROJETOS


PROJETO FAUNA FLORIPA

 

Iniciado em outubro de 2019, o Projeto Fauna Floripa é realizado em parceria entre a FLORAM, o IMA e UFSC. Tem como objeto de estudo principal realizar o levantamento das espécies de mamíferos, aves, anfíbios e répteis por toda Ilha de Santa Catarina. Com o passar do tempo, ampliou seus objetivos, realizando também o monitoramento da fauna e estudos ecossistêmicos em geral.

Com o uso de armadilhas fotográficas, por meio da instalação de câmeras de monitoramento de fauna, em áreas de vegetação com estágios sucessionais avançados e remanescentes primários ao longo de todo território insular, importantes dados estão sendo levantados e os objetivos sendo alcançados.  SAIBA MAIS

 

BASE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA PEQUENA

 

Inaugurada em junho de 2019, localizada junto ao Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição (PNMLDC), a base é uma estrutura física implementada a fim de promover  eventos e atividades ligadas à Educação Ambiental, fomentando o aumento do uso público consciente na área e procurando evitar o uso impróprio, instigando a participação da comunidade e escolas do entorno nesse processo. Também há a instalação de diversas placas interpretativas na área da Base e no decorrer das trilhas foram e são desenvolvidas atividades de enriquecimento da flora nativa.  Atualmente, três escolas públicas do entorno (EBM João Gonçalves Pinheiro, EBE Januária Teixeira da Rocha e EBM Brigadeiro Eduardo Gomes), Associação de Moradores do Campeche (AMOCAM), Associação de Moradores do Rio Tavares, FLORAM (DEPUC e DEPEA), além de moradores interessados participam do planejamento e desenvolvimento das atividades.

 

PROJETO CAMINHO DOS PESCADORES

 

O Projeto Caminho dos Pescadores surgiu da necessidade de controlar os impactos causados pelos veículos sobre a paisagem natural das Dunas do Santinho, onde a vegetação de restinga estava sofrendo bastante com a passagem dos automóveis, e muitos caminhos secundários começaram a ser abertos. Deste modo, o DEPUC, junto com Intendência do Ingleses, Associação de Pescadores do Canto Sul dos Ingleses e Instituto Ambiental Santinho, iniciaram um processo de atividades centradas no manejo do Caminho dos Pescadores. Os objetivos principais do projeto se fundamentam em recuperar, qualificar e ordenar o caminho, visto que este atravessa o Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré das Dunas do Costão do Santinho.