Secretaria Municipal de Saúde
SAMU - Implantação
Os Serviços de Atendimentos Móveis de Urgência (SAMU) estão regulamentados pela Portaria GM / MS nº 2.048, de 05 de novembro de 2002, que instituiu o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência e pelas Portarias GM / MS 1863 e 1864 de 29 de setembro de 2003.
O SAMU-192 é um programa do governo federal criado com a finalidade de atender pessoas em situação de urgência/emergência. O objetivo é reduzir a mortalidade na via pública ou evitar seqüelas decorrentes da demora no atendimento.
A política de atenção às urgências tem como foco cinco grandes ações:
• organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;
• estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (Samu/192);
• reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
• criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e
• estruturar o atendimento pós-hospitalar.
A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis em parceria com o Ministério da Saúde(MS) e Secretaria do Estado de Santa Catarina (SES) implantou o serviço SAMU-192 em janeiro de 2006 com duas Bases de Suporte Básico de Vida (USBV):
Base 1 – Regional Centro, na Trindade
Base 2 – Regional Continente, no Estreito
Base 3 - Regional Sul, na Praia do Campeche