Secretaria Municipal de Saúde

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SAMU - Implantação


Os Serviços de Atendimentos Móveis de Urgência (SAMU) estão regulamentados pela Portaria GM / MS nº 2.048, de 05 de novembro de 2002, que instituiu o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência e pelas Portarias GM / MS 1863 e 1864 de 29 de setembro de 2003.

O SAMU-192 é um programa do governo federal criado com a finalidade de atender pessoas em situação de urgência/emergência. O objetivo é reduzir a mortalidade na via pública ou evitar seqüelas decorrentes da demora no atendimento.

A política de atenção às urgências tem como foco cinco grandes ações:

•  organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;

•  estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (Samu/192);

•  reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;

•  criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e

•  estruturar o atendimento pós-hospitalar.

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis em parceria com o Ministério da Saúde(MS) e Secretaria do Estado de Santa Catarina (SES) implantou o serviço SAMU-192 em janeiro de 2006 com duas Bases de Suporte Básico de Vida (USBV):

 

Base 1 – Regional Centro, na Trindade

Base 2 – Regional Continente, no Estreito

Base 3 - Regional Sul, na Praia do Campeche