Secretaria Municipal de Saúde

26/05/2015 - Saúde
Encontro na Alesc discute binômio bebida e direção
Evento é promovido pela Rede Vida no Trânsito, em alusão ao Maio Amarelo

foto/divulgação: Divulgação

Projeto Zona 30 visa a reduzir acidentes

Para discutir formas de combater o que já é chamado de epidemia das mortes por acidentes de trânsito em Santa Catarina, a Rede Vida no Trânsito promove o I Encontro Catarinense de Segurança Viária: Bebida e Direção. O evento será nesta quarta-feira (27), no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), da 13h30 às 18 horas.


O encontro faz parte da programação especial do Maio Amarelo, mês internacional de promoção da segurança viária. Além de palestras com especialistas - como Marco Antônio Andrade, coordenador-geral da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro - o encontro será palco para a apresentação dos programas Floribike e Zona 30, da Prefeitura, que têm o objetivo de tornar a Capital mais segura, com uma das maiores malhas cicloviárias do país.


O índice de mortes no trânsito em Santa Catarina supera em quase três vezes as por homicídios no Estado e é 40% maior que a média nacional. Um dos focos da discussão será a aplicação da Lei Seca. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente ações baseadas em legislação restritiva, fiscalização e educação serão capazes de reverter o quadro de óbitos no trânsito.


“No Brasil, já temos a Lei Seca, mas em muitos lugares faltam as demais ações”, afirma Leandro Pereira Garcia, diretor de Vigilância em Saúde de Florianópolis e membro da Rede Vida no Trânsito.


A Global Road Safety Partneship, organização internacional referência em segurança viária, recomenda que para um programa de fiscalização ser bem sucedido, pelo menos um terço dos condutores de uma cidade precisam passar pelo teste do bafômetro no período de um ano. O objetivo do encontro é discutir ações para alcançar esse número de fiscalizações e disseminar a Lei Seca como ação de proteção ao cidadão.


“A população ainda enxerga a blitz e o teste de bafômetro como um instrumento da ‘indústria da multa’. Na verdade, fiscalização e educação são medidas para evitar acidentes e acima de tudo, salvar vidas”, defende Leandro. 


Palestras confirmadas:


- Eduardo Macário, diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina 


- Fernando Pedrosa, consultor em segurança viária e ex-coordenador do Programa de Redução de Acidentes (PARE) do Ministério dos Transportes 


- Marco Antônio Andrade, coordenador-geral da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro 


- Maria Cristina Alcântara Hoffmann, representante da Coordenação Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do DENATRAN 


- Maria Casas Blanco, representante do DETRAN-SC


Serviço

I Encontro Catarinense de Segurança Viária: Bebida e Direção

27/05, quarta-feira, das 13h30 às 18h

Plenarinho da ALESC

Endereço: Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 - Centro


Organização

Rede Vida no Trânsito, neste evento representada por: DETRAN-SC, ICETRAN, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), o Movimento Floripa Te Quero Bem, Guarda Municipal de Florianopolis, Polícia Militar de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis/Diretoria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Estado de Santa Catarina/ Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito de Florianópolis, SEST/SENAT e União dos Ciclistas do Brasil.


galeria de imagens