Secretaria Municipal de Saúde

30/06/2015 - Saúde
Caieira da Barra do Sul tem novo centro de saúde
Cerimônia contou com a presença de moradores do local

foto/divulgação: Petra Mafalda

CS passou a ter quase 170 metros quadrados

A história da aposentada Adarci Ilda da Silva se confunde com a do Centro de Saúde Caieira da Barra do Sul, entregue na manhã desta terça-feira (30), após reforma e ampliação. Ela trabalhou por 19 anos no local, desde a sua fundação, em 1982. Na época, o bairro tinha apenas uma central telefônica, dentro da unidade, onde as pessoas passavam para fazer ligações e também para o atendimento em saúde.


"Sou a terceira geração da família aqui na Caieira e vi toda a história do centro de saúde no bairro, até chegarmos a essa evolução. Tínhamos apenas cinco salas, incluindo recepção, banheiro e um consultório. Agora, a estrutura ficou linda, moderna, com muito mais conforto", contou.


O Centro de Saúde da Caieira é a 13ª obra entregue pela Prefeitura de Florianópolis na área da saúde, nos últimos dois anos. "Não podemos expandir a rede e perder a qualidade nas unidades já existentes, Por isso estamos requalificando os espaços que já estavam se deteriorando", afirmou o prefeito Cesar Souza Junior.


"Estamos entregando uma obra a cada dois meses na área da saúde. Aqui no Sul da Ilha, ainda teremos, neste ano, a entrega da nova unidade do Campeche, que irá reduzir a demanda do Rio Tavares e da Fazenda do Rio Tavares, e a primeira UPA da Criança do país", disse o secretário Daniel Moutinho Junior.


O Centro de Saúde Caieira da Barra do Sul passa a ter quase 168 metros quadrados de área, incluindo consultórios com mobiliário novo e equipamentos modernos. A estrutura possui, ainda, maior sala de recepção e espera, farmácia, sala de imunização, sala de curativos, outra para procedimentos e uma última para esterilização. A acessibilidade à unidade também foi adequada de acordo com a NBR9050. O custo total foi de R$ 152 mil.


galeria de imagens