Secretaria Municipal de Saúde

29/07/2019 - Saúde
População precisa se manter atenta ao mosquito da dengue
A atenção à doença não deve ser deixada de lado, mesmo durante as baixas temperaturas

foto/divulgação: (foto/divulgação: PMF)

População precisa se manter atenta ao mosquito da dengue

Apesar do inverno, época em que naturalmente nos deparamos com menos mosquitos, os focos do Aedes aegypti continuam presentes na capital, onde já foram identificados 1102 deles, em 2019. Além disso, foram diagnosticados 15 casos de dengue, contraídos em Florianópolis, no período de janeiro de 2019 a julho de 2019.

 

“É sempre de grande importância que a população se empenhe para auxiliar na eliminação de qualquer recipiente e depósito de água. Eles são os principais potenciais de criadouros do mosquito transmissor da dengue”, reforça o Centro de Controle e Zoonose de Florianópolis.

 

Além disso, o Centro de Controle e Zoonose de Florianópolis segue tomando medidas de proteção ambiental, bem como realizando pesquisa vetorial especializada e eliminando os criadouros de mosquito em regiões de residências e locais de trabalho dos infectados.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis também alerta para a importância da população manter seus dados cadastrais sempre atualizados nos centros de saúde municipais.


Saiba mais sobre a Dengue


O que é Dengue?

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.
 
Como a dengue pode ser transmitida?

A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão de sangue.  Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
 
Quais são os sintomas da dengue?
A infecção por dengue pode ser assintomática, leve, ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.
 
Qual o tratamento para dengue?
Não existe tratamento específico para dengue. O tratamento é feito para aliviar os sintomas Quando aparecer os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Importante não tomar medicamentos por conta própria.
 
Como prevenir?
Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).


 
Saiba mais como combater o mosquito em http://www.dengue.sc.gov.br/