Secretaria Municipal de Saúde

12/12/2014 - Saúde
Continente terá saúde reformulada em 2015
UPA 24 Horas, reformas e construção de novo Centro de Saúde promoverão mudanças na qualidade do atendimento

foto/divulgação: SMS

UPA Continente atenderá urgências e emergências dos pacientes da região

No primeiro semestre de 2015 a população do Continente começará a sentir a diferença – para melhor – no atendimento da rede municipal de saúde. Além do término da construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24 Horas), estão previstas as entregas das obras do novo Centro de Saúde Jardim Atlântico e da completa reestruturação do Centro de Saúde Capoeiras.


O planejamento prevê a análise e a readequação do atendimento para os moradores da área continental de Florianópolis, garantindo ainda mais qualidade e comodidade, tanto no agendamento de consultas para atenção primária como na solução para urgências e emergências.


O investimento total na região ultrapassa os R$ 5 milhões, com verbas dos governos federal e municipal. “Nosso trabalho tem sido incessante no sentido de melhorar as estruturas dos centros de saúde mais antigos, a fim de proporcionar mais conforto e qualidade ao usuário do SUS em Florianópolis", diz o secretário Daniel Moutinho Junior.


Na UPA Continente serão atendidos usuários com quadro agudo, as chamadas urgências, tanto na área médica quanto de odontologia. A expectativa é de que se mantenha o índice de 97% de resolutividade apresentado tanto pela UPA Norte (em Canasvieiras) quanto pela UPA Sul (no Rio Tavares) da Ilha.


Haverá uma equipe médica por turno de 12 horas, cada uma composta por quatro médicos, dois enfermeiros e um cirurgião dentista, com 10 leitos de observação e estabilização.  A previsão é a de que 100 profissionais de saúde trabalhem no local.


A conclusão desta obra, que já está em 90% de sua execução, irá aliviar de forma consistente a demanda por atendimento de urgências e emergências para a região continental da Capital.


Centros de saúde

O Centro de Saúde Capoeiras está sendo totalmente readequado e tem previsão de entrega à comunidade ainda no primeiro trimestre, com seis consultórios médicos e dois odontológicos. Já o Jardim Atlântico receberá uma unidade nova, mais moderna, projetada nos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde, em substituição ao prédio atual, construído há 26 anos. Serão oito consultórios médicos e quatro odontológicos.


No Continente também está prevista para 2015 a reforma e ampliação do Centro de Saúde Abraão, a construção do CAPS III 24 Horas e de duas unidades de acolhimento para os pacientes de Atenção Psicossocial – uma para crianças e adolescentes e outra para mulheres.


galeria de imagens