Secretaria Municipal de Saúde

02/06/2015 - Saúde
Região Sul abrigará primeira UPA da Criança
Obras já estão em andamento e mudam atendimento na UPA Sul nas próximas semanas

foto/divulgação: Arquivo SMS

Nas próximas semanas a UPA Sul atenderá apenas aos casos de risco de vida

A primeira Unidade de Pronto-Atendimento voltada exclusivamente ao atendimento de crianças em Florianópolis será na UPA Sul. As obras já estão em andamento e serão concluídas ainda este ano. Com a reforma, a unidade passa a fazer apenas atendimento a urgências e emergências dos códigos vermelho e amarelo (com risco de vida). Demais casos serão encaminhados aos centros de saúde ou aos hospitais de referência da região, dependendo da gravidade.


A nova ala, totalmente voltada ao atendimento infantil, é a primeira unidade com essa característica na Capital. A segunda será na UPA Norte, cujo processo de licitação para reforma, ampliação e criação da nova ala será aberto este ano. “Com as alas infantis, os pais e responsáveis pelas crianças terão atendimento mais ágil, humanizado e com mais conforto e segurança para os pequenos, que ficarão separados dos adultos”, afirmou o diretor geral da Secretaria de Saúde, Nulvio Lermen Junior.


Essa divisão entre adultos e crianças começa já na entrada, que será exclusiva para a ala infantil. A estrutura terá sala de classificação de risco, área de espera, banheiros adaptados para crianças, sala de inalação, além dos consultórios pediátricos e observação infantil. Somente os acessos de ambulância e sala de emergência, coleta de exames e radiologia serão compartilhados com a ala adulta.