Secretaria Municipal de Saúde

29/07/2015 - Saúde
Rede de saúde ganha mais 44 profissionais
Residência multiprofissional oferecida pela Prefeitura, em convênio com a Udesc, é a maior do Sul do País

foto/divulgação: Petra Mafalda

Profissionais residentes atuam na rede de Atenção Primária em Saúde do município

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família, cujo convênio foi assinado nesta quarta-feira (29) entre a Udesc e a Prefeitura, coloca em atuação na rede de saúde da Capital 44 profissionais das áreas de fisioterapia, educação física, enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Este é o primeiro ano do programa, o maior de residência pública nestas áreas no Sul do país.


“Estamos nos tornando polo formador e exportador de profissionais com especialização em Saúde Pública”, afirmou o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior. Durante o período de formação, de dois anos, os profissionais residentes atuam na rede de Atenção Primária em Saúde do município, avaliada recentemente pelo Ministério da Saúde como a melhor entre as capitais do país.


O prefeito Cesar Souza Junior, que assinou o convênio, ressaltou a importância do programa, lembrando que em dois anos serão 88 profissionais de saúde atuando na rede de Atenção Primária da Capital sem onerar a folha de pagamento – uma solução criativa e sustentável para o Município. “Esses profissionais são capacitados enquanto prestam um serviço à população”, completo o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Souza.


A rede municipal de Florianópolis tem 49 Centros de Saúde (em construção de novos, e ampliação/reforma de diversos outros) e 132 Equipes de Saúde da Família, com aproximadamente 50% dos médicos especialistas em Medicina da Família e Comunidade.


O primeiro programa de residência da Secretaria de Saúde foi implantado em 2014, para especialização em Medicina de Família e Comunidade, oferecendo 16 vagas anuais. “A expansão da residência influencia toda a educação permanente do município, que cresceu exponencialmente nos últimos anos, permitindo a elaboração de cursos e capacitações para todos os servidores da rede, bem como treinamentos orientados à melhor prática profissional”, afirmou Daniel Moutinho Junior.


galeria de imagens