Secretaria Municipal de Saúde

28/09/2015 - Saúde
Em teste, Caminhão da Oftalmo faz cem consultas
Crianças fazem a consulta e já saem com os óculos prontos

foto/divulgação: Petra Mafalda

Fila da especialidade deve ser zerada ainda neste ano

A primeira edição piloto do Caminhão da Oftalmologia ocorreu neste sábado (28), no Hospital Universitário. Os primeiros a receberem seus óculos foram Leandro, Beatriz e Raphael, todos de 9 anos, que fizeram a consulta e já saíram enxergando melhor. Eles tinham dificuldades, principalmente para ler, e agora devem melhorar o desempenho na escola. O lançamento oficial será em outubro.


O consultório itinerante é uma parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, o Hospital Universitário e o Conselho de Oftalmologia. Atenderá cem crianças e jovens até 18 anos a cada sábado, em Florianópolis, até que a fila para a especialidade seja zerada.


Atualmente, somente em Florianópolis, existem em torno de 1.400 crianças à espera de consultas oftalmológicas, o que significa pelo menos um ano de tempo de espera na fila. “Com esta ação, deveremos regularizar a demanda ainda este ano”, calculou o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.


Pelo projeto que está sendo desenvolvido, são atendidas cem crianças de escolas públicas de Florianópolis a cada sábado. Elas passam por consulta com oftalmologista e já saem do Caminhão da Oftalmologia com os óculos, no mesmo dia. Com a ação, a prestação de serviços de oftalmologia para essa faixa etária deixará de ter custos para o Município, que não terá mais que contratualizar clínicas para esse atendimento. Os óculos e os profissionais são disponibilizados pelo Hospital Universitário.


A triagem dos pacientes é feita pelas equipes do Programa Saúde na Escola e o agendamento para o Caminhão da Oftalmologia, nos centros de saúde de Florianópolis. Após zerar a demanda da Capital, o caminhão atenderá também a crianças dos outros municípios da Grande Florianópolis e posteriormente de outras regiões do estado.


O projeto Consultórios Itinerantes é instituído pelo Ministério da Saúde no âmbito do Programa Saúde na Escola e do Programa Brasil Alfabetizado. São veículos adaptados e equipados para o desenvolvimento de ações educativas e de atenção à saúde oftalmológica, contendo consultório para atendimento especializado e laboratório de montagem de óculos.


galeria de imagens