Secretaria Municipal de Saúde

29/09/2015 - Saúde
HPV: campanha incentiva segunda dose de vacina
Meninas de 9 a 13 anos de idade devem completar o esquema vacinal para ficarem protegidas contra câncer de colo uterino

foto/divulgação: Ministério da Saúde

Apenas com a segunda dose da vacina as meninas estarão protegidas

Meninas de 9 a 13 anos que tomaram a primeira dose da vacina quadrivalente contra Papiloma Vírus Humano (HPV) devem retornar aos centros de saúde para receber a segunda dose.  A vacina protege contra dois subtipos de HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero e a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. Em Florianópolis, apenas 4% do público-alvo completaram o esquema vacinal até agora.

A mobilização nacional foi iniciada pelo Ministério da Saúde, que desenvolveu uma campanha para alertar sobre a prevenção contra o câncer de colo do útero. Em todo o país os números da cobertura estão abaixo do esperado. Segundo o Governo Federal, em países com cobertura vacinal acima de 50% - entre eles Reino Unido e Nova Zelândia - houve 68% de redução nos casos de HPV dos subtipos 16 e 18, que são responsáveis pelo câncer do colo do útero.

Já na Austrália, que implantou a vacina em 2007, os casos de verrugas genitais reduziram de 18,4% para 1,1% nas mulheres de até 21 anos. A vacina contra HPV está disponível em todos os centros de saúde de Florianópolis onde há salas e profissionais capacitados para vacinação.

A vacina contra HPV é indicada para adolescentes de 9 a 13 anos, com três doses. Após a primeira dose, a menina deve receber a segunda seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Além do documento de identificação, o Ministério da Saúde recomenda que seja apresentado o cartão de vacinação.

Todas as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose. Afinal, a proteção só é garantida com a aplicação das duas doses.