Secretaria Municipal de Saúde

26/04/2016 - Saúde
Centros de saúde oferecem massagem para bebês
Agronômica e Prainha têm atividades nesta terça e quarta-feira para integrar a Virada da Saúde Floripa

foto/divulgação: SMS

Lilian quer tornar experiência da Virada em programa permanente nas unidades

Os centros de saúde da Prainha e da Agronômica devem iniciar a formação de grupos para ensinar a shantala - massagem indiana para bebês - para as famílias. A ideia surgiu durante a Virada da Saúde – evento que reúne atividades gratuitas de saúde e lazer –, que vai até o próximo domingo (1º).

 

A educadora física Lilian Cunha, coordenadora deste trabalho na Virada da Saúde, explica que pretende introduzir as sessões de massagem no calendário semanal das unidades. “É fascinante a aceitação das famílias para a proposta. Todos adoraram a primeira aula e pretendem dar continuidade aos encontros, sempre aproveitando os dias e horários de vacinação”, comemora Lilian.

 

A shantala é uma massagem nos bebês que ajudam a aumentar o vínculo entre eles e seus cuidadores e capaz de favorecer o sistema sanguíneo, melhorar a respiração e a digestão, reduzir cólicas e prisão de ventre, tranqüilizar o sono e tonificar a pele de bebês e crianças. A massagem ainda estimula o complexo imunológico, diminui ansiedade e estresse, amplia a percepção visual e espaço temporal, desenvolve a coordenação motora e ajuda os pequenos a conhecerem melhor o próprio corpo.

 

A enfermeira Erika Ebsen relata que a shantala é uma grande aliada das boas noites de sono. “Eu aplico estes movimentos na minha filha desde muito cedo. Agora, aos três anos, a Olívia sempre me pede por ‘massagem’ em nosso ritual familiar. Já faz parte da rotina dela tomar banho, receber a Shantala e depois ouvir historinhas, antes de adormecer”, descreve Erika.

 

Nesta terça-feira (26), os trabalhos com Shantala ocorrem no Centro de Saúde da Prainha, das 13h às 17h. Na quarta-feira (27), pais e mães estarão reunidos no Centro de Saúde da Agronômica, entre 14h30 e 16h30. O convite também é estendido para gestantes, que podem aprender os movimentos com o auxílio de bonecas.

 

VIRADA DA SAÚDE

O Instituto Saúde e Sustentabilidade comanda a Virada da Saúde em Florianópolis, após dois anos de sucesso e reconhecimento na cidade de São Paulo, lá atuando como co-realizador do evento. O objetivo é aproximar os cidadãos ao tema saúde, de maneira ampla, acessível e divertida. Em Florianópolis, a Virada da Saúde tem o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e da Secretaria Municipal da Saúde.