Secretaria Municipal de Saúde

17/08/2016 - Saúde
Saúde qualifica oferta para endocrinologia
Outras especialidades oferecidas nas policlínicas também sofreram redução no tempo de espera

foto/divulgação: arquivo

Serviços ofertados nas policlínicas estão cada vez mais ágeis

A reorganização do trabalho dos especialistas nas policlínicas e a maior interação com os médicos de família nos centros de saúde ajudou a reduzir as filas para atendimento de algumas especialidades nas policlínicas de Florianópolis. A maior parte das especialidades clínicas oferecidas pelas policlínicas hoje apresenta tempo de espera por consulta menor que 30 dias.


Entre os destaques, está a endocrinologia, que caiu de quase 1,5 mil pacientes, em 2015, para 594, em julho de 2016, com tempo de espera médio de menos de dois meses.

 

O resultado foi obtido apenas com o melhor uso da capacidade instalada e ferramentas de apoio ao atendimento de casos mais complexos, o chamado matriciamento. Estas ferramentas buscam oferecer melhor orientação e agilidade na tomada de decisão clínica, mediante disponibilização de material técnico de consulta rápida diretamente no prontuário eletrônico e a inclusão de consultoria virtual diretamente entre o médico de família e o médico especialista.

 

O objetivo é dar uma resolução ágil a dúvidas geradas durante a consulta, resolução esta que muitas vezes diminui a necessidade por demandas adicionais (por exemplo, encaminhamentos ou outros exames). “Com isso espera-se melhorar a eficiência e eficácia da rede, contemplando também redução de custos, uso racional dos meios disponíveis, valorização do profissional pelo estímulo ao processo de atualização contínuo e melhor contato e integração entre as pessoas envolvidas”, afirmou a diretora de Média Complexidade, Dannielle Godoi.

 

Processo

As mudanças começaram com a criação de grupos de trabalho de desenvolvimento das especialidades, que tinham como objetivo melhorar o acesso e qualificar a ofertas de consultas e exames nos serviços de média e alta complexidade (que não são feitos nos centros de saúde). Como parte do processo cada encaminhamento em fila de espera foi avaliado pela equipe de endocrinologistas e protocolos de acesso foram criados, além de ciclos de capacitação dos médicos de família da rede.


O tempo de espera para especialidades e exames em que o município atua com capacidade própria, ou seja, que não dependem de contratação de serviços, diminuiu 40% nos últimos dois anos. Dos 47 serviços ofertados dentro das policlínicas, 24 são agendados em até 30 dias. Os demais são executados em no máximo três meses, excetuando-se aqueles dependentes das especialidades cirúrgicas, nas quais o município depende da oferta de vagas da Secretaria Estadual de Saúde.