Secretaria Municipal de Saúde

23/11/2016 - Saúde
Lançados dois volumes do protocolo de enfermagem
Florianópolis cria protocolos que aumentam a autonomia clínica dos profissionais

foto/divulgação: SMS

Protocolos dão autonomia aos profissionais de enfermagem

Mais dois volumes dos protocolos de enfermagem, ação pioneira da Capital catarinense que amplia a autonomia clínica dos enfermeiros nas unidades de saúde, foram lançados nesta semana. A série terá seis protocolos, sendo quatro já publicados, normativas que embasam e aumentam a atuação dos profissionais, especialmente nos casos de atendimento a pacientes com doenças crônicas.

 

Os documentos foram criados pela Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem da Secretaria de Saúde. A ação é referência em todo o Estado. O resultado dessa mudança será o aumento de cerca de 80% da capacidade de oferta de serviços nas unidades de saúde. Os protocolos abordarão 404 diagnósticos e aproximadamente mil intervenções e procedimentos que os enfermeiros passarão a adotar em seu trabalho.

 

Protocolos como estes são validados pelo Ministério da Saúde e pelos principais organismos internacionais e ampliam ainda mais a qualidade da atenção à saúde na Capital. A construção dos documentos é uma das etapas da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.