Secretaria Municipal de Saúde

31/05/2011 - Saúde
Criado o Comitê Floripa pela Vida
Objetivo é reduzir mortalidade materna, infantil e fetal

foto/divulgação:

O prefeito da capital,Dário Berger, assinou nesta terça-feira o ato que cria o Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal para Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal-“Floripa pela Vida”.  O objetivo é elucidar as circunstâncias da ocorrência destas mortes, os fatores de risco e propor medidas de prevenção e intervenção às Instituições envolvidas com vistas a reduzir os índices. “De nossa parte todos podem estar certos de que não serão poupados esforços”, garantiu ele.

 

 

Este Comitê envolverá profissionais de diferentes áreas e instituições. Sua atuação será técnico-científica, sigilosa, não coercitiva ou punitiva, com função eminentemente educativa. “Ele ira acompanhar a execução das políticas públicas neste segmento”, destacou o secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva.

 

 

Embora destacando que os índices de mortalidade materna no município de Florianópolis são considerados baixos pela Organização Mundial de Saúde o secretário acredita que pode haver uma melhora neste indicador. “ O sistema de saúde que estamos construindo nesta cidade não permite mais que mulheres ainda possam morrer de parto, ou qualquer outra causa evitável”, enfatizou ele.

 

 

Durante o evento foram assinados os protocolos de Atenção Integral às Vitimas de Violência Sexual, de Atenção Integral à Saúde da Mulher, e de Vulnerabilidade na Criança e no Adolescente. Além disso, a portaria que normatiza e define as diretrizes no atendimento interdisciplinar à crianças e às famílias pelas Equipes de Saúde da Família e pelos médicos pediatras neste contexto. 

 

A Secretaria da Saúde de Florianópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, promoverá uma Capacitação para a Equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê. Ainda no evento desta terça-feira foram proferidas as palestras “Saúde da Mulher e Morte Materna”, pela Dra.Clair Castilhos e “O Cenário da Mortalidade Materna em Santa Catarina”, pela Dra. Maria de Lourdes de Souza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


galeria de imagens